quarta-feira, 1 de julho de 2015

Re-Read! The Hunger Games - Os Jogos da Fome (#1) - Suzanne Collins

Winning means fame and fortune.
Losing means certain death.
The Hunger Games have begun....

In the ruins of a place once known as North America lies the nation of Panem, the shining Capitol surrounded by twelve outlying districts. The Capitol is harsh and keeps the districts in line by forcing them all to send one boy and one girl between the ages of twelve and eighteen to participate in the annual Hunger Games, a fight to the death on live TV.

Sixteen-year-old Katniss Everdeen regards it as a death sentence when she steps forward to take her sister's place in the Games. But Katniss has been close to dead before-- and survival, for her, is second nature. Without really meaning to, she becomes a contender. But if she is to win, she will have to start making choices that weigh survival against humanity and life against love.



Alerta: SPOILERS


Todos somos familiares com a adaptação cinematográfica deste livro. Foi um grande sucesso, bla bla bla. Mas a verdade é que, como vi o filme mais vezes e há menos tempo do que li o livro, sempre que me lembrava dos Jogos da Fome, lembrava-me do que acontece no filme, das personagens que eles nos apresentam no filme. Por isso decidi reler este livro, para me voltar a lembrar do porquê de o ter posto na minha lista de favoritos. 

O que acabei por perceber é que, apesar de o filme ser bom, falta-lhe muita coisa que eu adorei no livro. Os pormenores, - desde os Avox, às cenas no terraço e àquele bocadinho no final, fora do comboio - a ligação que criamos com a Katniss - porque ela é, realmente, uma das melhores heroínas dos livros Young Adult - não nos são transmitidos pelo filme e sentia um bocado a falta desses elementos. Também o Peeta e os outros tributos são muito mais interessantes no livro do que no filme. 

Outro pormenor que eu sempre adorei nestes livros foram as descrições do Capitólio - colorido, vibrante, extravagante e exagerado - assim como dos seus habitantes. No filme temos uma versão muito mais cinzenta e desinteressante do que esta e, apesar de resultar no grande ecrã, não é a mesma coisa que aquele que eu imaginava. 

Agora que estou com a vontade, devo ler também o Catching Fire e o Mockingjay nos próximos tempos (principalmente o segundo, visto que é o meu favorito).

Para aqueles que ainda não leram os livros, leiam. Acho que vale a pena, mesmo que já tenham visto os filmes.

My Rating then&now: 10/10

Sem comentários:

Enviar um comentário