terça-feira, 14 de julho de 2015

Dias de Sangue e Glória (Daughter of Smoke and Bone #2) - Laini Taylor

Karou, antiga estudante de Arte, quimera revenante e aprendiz de ressurrecionista, tem finalmente as respostas que sempre procurou. Sabe quem é e o que é. Porém, com este conhecimento vem outra verdade que ela daria tudo para desfazer: amou o inimigo e foi traída, e um mundo inteiro sofreu por isso.

Agora, sacerdotisa de um castelo de areia numa terra de poeira e estrelas, profundamente só, Karou tenta recriar o universo do seu passado, contribuindo, com a sua dor e a sua mágoa, para a volta gloriosa das quimeras.
Porém, sem Akiva, e sem o seu sonho de amor partilhado, o caminho da esperança afigura-se impossível de trilhar.

Repleto de desgosto e beleza, segredos e escolhas impossíveis, Dias de Sangue e Glória encontra Karou e Akiva em lados opostos de uma guerra tão antiga como o tempo.


(Alerta Spoilers)

Dias de Sangue e Glória é muito diferente do primeiro livro. Enquanto A Quimera de Praga lança-nos na magia de Praga, das quimeras e dos anjos, tornando-se num livro mágico não só por isto mas por toda a aura de mistério que acompanha o livro, Dias de Sangue e Glória é um livro direto, intenso mas de progresso lento.

Estou surpreendida com este livro, não só porque, sendo um livro lento, não deixou de me manter interessada, mas também porque deixa as coisas preparadas para a conclusão da trilogia - formam-se alianças, destronam-se imperadores e matam-se oponentes. Nas últimas sagas que acabei de ler, normalmente é deixado para o último livro todas as lutas épicas e reviravoltas chocantes, deixando esses livros demasiado cheios, demasiado rápidos. Espero que o que aconteceu neste livro seja sinal que vamos ter um final bem construído

Dias de Sangue e Glória está dividido em vários pontos de vista, desde o da Zuzana e da Karou ao do Ziri e do Akiva, mostrando-nos mais perspectivas sobre os acontecimentos do que tivemos no primeiro livro.

As personagens que já conhecíamos continuam muito interessantes: a Karou com o seu cabelo azul, que, mesmo sabendo quem é, não sabe bem o que defender e se o que está a fazer será o melhor; o Akiva, sofredor, misericordioso, usa a sua magia para tentar redimir-se; o Thiago, odioso e repugnante, como de costume; a Zuzana e o Mik, que são incrivelmente persistentes (e fofos). Para além de continuarmos a acompanhar estas personagens, também surgem algumas que podem parecer inúteis mas que acabam por ter um papel muito importante na história - eu estou a referir-me mais especificamente a algumas das quimeras e o Jael, que eu odeio do fundo do meu coração.

Um dos pontos fortes destes livros é que nenhuma relação (a não ser talvez entre a Zuzana e o Mik) é fácil e limpa - a maioria anda aos altos e baixos, sempre com obstáculos exteriores ou interiores - sendo, provavelmente, a mais difícil e complicada entre a Karou e o Akiva, já que engloba uma vastidão de sentimentos para além do amor e carinho - uma grande quantidade deles são, até, negativos.

Quanto à história, esta está muito bem orquestrada, revelando-nos uma ideia do que aconteceu e só depois mostrando aquilo que realmente aconteceu. Isto deixou-me sempre com vontade de continuar a virar as páginas, em pulgas para saber como cada personagem se ia desenvencilhar das complicações que foram surgindo. Não estava nada à espera do que aconteceu no final, não no final final, já que a aliança entre os Ilegítimos e as quimeras era de certa forma previsível, mas o que o Ziri fez e como conseguiram evitar que o Thiago voltasse. Para além desta última parte, em que o meu coração sofreu pelo Ziri (porque quem é que queria "ser" ou "ser confundido com" ou "passar por" o Lobo Branco?), houve mais duas partes em que quase chorei: a parte em que descobrimos que quem está no turíbulo não é o Brimstone (~my heart is hurting~ apesar de gostar bastante da Issa eu estava a rezar para que o Brimstone voltasse) e a parte em que o Hazael morre, porque eu não estava à espera e porque gostava muito dele. E claro os "encontros" da Karou com o Akiva foram cruéis, para eles, para mim e para todos os leitores.

Compreendo que para algumas pessoas este livro possa ser difícil de ler, principalmente se não estiverem emocionalmente investidas no mundo nem nas personagens que a Laini Taylor criou. Mas esse não é o meu caso, porque eu adoro este mundo e adoro estas personagens (tirando o Thiago, que eu odeio). As minhas expectativas para Sonhos de Deuses e Monstros são muito altas. Espero não me desiludir ~fingers crossed~.

My Rating: 10/10 

Sem comentários:

Enviar um comentário