sexta-feira, 24 de julho de 2015

A Estação dos Ossos (#1) - Samantha Shannon


2059. Paige Mahoney tem dezanove anos e trabalha no submundo do crime da Londres de Scion, na zona dos Sete Quadrantes, para Jaxon Hall. O seu trabalho consiste em procurar informações invadindo a mente de outras pessoas. Paige é uma caminhante de sonhos, uma clarividente - e, no seu mundo, no mundo de Scion, comete traição pelo simples facto de respirar. Está a chover no dia em que a sua vida muda para sempre. Atacada, drogada e raptada, Paige é levada para Oxford - uma cidade mantida em segredo há duzentos anos e controlada por uma raça poderosa, vinda de outro mundo, os Refaim. Paige é atribuída ao Guardião, um Refaíta com motivações misteriosas. Ele é o seu mestre. O seu professor. O seu inimigo natural. Mas, para Paige recuperar a sua liberdade, tem de se deixar reabilitar naquela prisão onde tem por destino morrer.


Quando comecei este livro pensava que me estava a meter em mais uma trilogia que tão depressa não ia terminar. Só passado algum tempo é que fui ao Goodreads e vi que a saga The Bone Season é suposto ter 7 livros; apenas há este em português e só existe até ao segundo em inglês. Aí, pensei que, se não gostasse do livro, me safava de ter de me comprometer a ler uma saga tão grande e que vai demorar tanto tempo a sair. Claro que, com a sorte que tenho, este tinha de ser um dos melhores livros que li este ano. O que é excelente! Mas eu já tenho tantas sagas para ler que até me dói a cabeça só de pensar no tempo que tenho de esperar para conclui-las. 

Esta história começa de uma maneira um pouco fraquinha - é despejada a informação em cima do leitor de uma forma muito abrupta e confusa, o que demonstra um pouco a inexperiência da autora. Mas não se deixem demover! Apesar de alguns defeitos aqui e ali, acompanhamos a Paige por uma aventura muito interessante, por um mundo de fantasmas, monstros e seres de outro mundo. 

E, realmente, gostei muito deste mundo. Não sou grande fã de fantasmas, mas como a magia que aqui se interligava ao conceito do espírito foi o ponto central, fiquei satisfeita na mesma. Adorei o facto de não ser apenas Scion o inimigo dos clarividentes, mas haver ainda outra força contra eles, o que dá à história um maior espaço de manobra e uma possibilidade de explorar outros caminhos. Só o facto de haver tantos tipos de clarividentes e tantos nomes é que não é algo muito bom, pois acabei por não saber muito bem as categorias gerais, quanto mais as específicas. 

A escrita, como já tinha referido, precisa de afinação, mas isso é algo que quase de certeza irá melhorar nos próximos livros e eu não estou muito preocupada com isso - afinal, os problemas da escrita não me distraíram da história e das personagens, por isso não é um problema tão grave quanto isso. 

A Paige foi a parte deste livro que mais me surpreendeu - é uma personagem principal muito forte, com uma boa personalidade que, mesmo não sendo espectacularmente inovadora, pelo menos foi sempre consistente, tal como as suas decisões (que chegaram a ser inteligentes! Não sei se sabem o quão difícil é encontrar heroínas com mais de dois dedos de testa no género Young Adult). Mesmo assim, a minha personagem favorita do livro foi o Guardião (Warden fica melhor, sinceramente). Ele é daquelas personagens que eu nunca consigo desgostar - age como um bad guy no início do livro, todavia vimos a descobrir que na verdade ele é um good guy, sem nunca deixar de ser badass, claro. Eu não vou mentir e dizer que não estava à espera disso, mas por muito previsível que fosse, não me fez gostar menos dele. Até fiquei a gostar mais dele. O meu coração partiu-se um bocadinho por ele ter ficado para trás no final, apesar de saber que ele TEM de aparecer outra vez. Também adoro o Nick; ele é um fofo. Aquela "última memória" da Paige deixou-me igualmente divertida e triste por ela - mas não fiquei assim tão triste porque os meus ships são outros ~smiles evilly~. 

Agora mal posso esperar para que saia o segundo livro em Portugal! (ou então talvez o vá comprar em inglês, quem sabe?) 

Mais uma saga que vale a pena começar, mesmo com sete livros e só tendo saído dois deles. Recomendo vivamente! 

My Rating: 9/10

Sem comentários:

Enviar um comentário