domingo, 19 de julho de 2015

Alvorada Vermelha (#1) - Pierce Brown

"Alvorada Vermelha" é o primeiro volume de uma trilogia que tem tudo para conquistar a legião de fãs de Os Jogos da Fome. Passa-se numa altura em que a humanidade começou a colonizar outros planetas, como Marte. Darrow é um jovem de 19 anos que pertence à casta mais baixa da Sociedade, os Vermelhos, uma comunidade que vive e trabalha no subsolo marciano com a missão de preparar a superfície do planeta para que futuras gerações de humanos possam lá viver. No entanto, em breve Darrow irá descobrir que ele e os seus companheiros foram enganados pelas castas superiores. Inspirado pelo desejo de justiça, Darrow irá sacrificar tudo para se infiltrar na casta dos Dourados… e aniquilá-los! Vingança, guerra e luta pelo poder num romance de estreia empolgante. 



Eu queria adiar este comentário, mas vamos tirar as frivolidades do caminho: o Pierce Brown é oficialmente o escritor mais bonito, pelo menos daqueles que conheço e cujos livros li.

Não estava à espera de gostar muito deste livro; primeiro porque não sou grande fã de ficção científica e porque a hype no que toca a este livro, já andava a rebentar as escalas e a hype não é de confiança (that treacherous bastard). O início esteve de acordo com aquilo que eu estava à espera - um grupo social a ser enganado e a trabalhar como escravos para o bem de uma minoria. Apesar de ser engraçado não era nada de novo, nem nada de espectacular. É a partir da segunda parte do livro, que as coisas passam do scifi usual, para uma mistura estranha entre Game of Thrones, The Hunger Games e Harry Potter (só mesmo porque há uma "escola especial", neste caso o Instituto). Com muita ação, muitos momentos emocionantes e chocantes acompanhamos a missão do Darrow para libertar o seu povo e a sua família, através de transformações físicas e provas perigosas. 

O Darrow é uma personagem diferente - ele não é o típico herói desde o início, mas aprende a sê-lo das maneiras mais estranhas, aprendendo com o inimigo e tornando-se num deles, mas sem esquecer de onde vem e o qual o seu objetivo. Acabei por gostar muito dele, principalmente porque se nota a sua evolução e aprendizagem ao longo da história; o Darrow Vermelho e o Darrow Dourado são duas versões muito diferentes, mas sem deixar de ser o Darrow. Evoluiu muito mais do que a maioria dos protagonistas e tenho de ser honesta: o Ceifeiro é muito badass

Relativamente ao resto das personagens, gostei bastante como a maioria nem sempre era aquilo que se esperava - passei a maior parte do livro na dúvida entre quem era amigo ou inimigo, a distinguir os traidores dos aliados e ainda estou na dúvida, quanto a alguns. Gostei dos Vermelhos que conhecemos, apesar de ter sido por apenas algumas páginas. Dos Dourados, acho que os meus favoritos são o Sevro, o Fitchner (tal pai tal filho) e o Roque. Também gostei da Mustang, mas ela não me inspira muita confiança; é melhor esperar pelo segundo livro para fazer mais juízos de valor.  

A escrita do autor mistura o jargão específico da sociedade e das várias cores com uma escrita que transmite a personalidade do Darrow sem deixar de ser fluente, fácil de compreender (e de acompanhar) e agradável. Pode não ser a mais bonita, mas enquadra-se bem com o tipo de livro. 

Agora estou aqui super curiosa para saber como vai ser o Golden Son. Mas quando é que o livro vai sair em português? Não sei. Vou ter de esperar, como de costume. Ainda bem que tenho alguns livros na estante que estou tão mortinha para ler quanto o Golden Son. 

Leiam este livro; é muito bom, raios!

My Rating: 9,5/10

4 comentários:

  1. Também li e já estou a ler o Golden Son! Mas eu seria mais modesto... daria 10/10 xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só não dei 10 porque quero ver primeiro o rumo que a trilogia irá tomar, depois logo corrijo a pontuação.

      Eliminar
    2. Já me disseram que o 2º livro está tão bom ou melhor que o 1º... não encontro é uma versão corrigida na internet

      Eliminar
    3. Eu esta saga quero ter toda em português por isso lá vou ter de esperar...

      Eliminar