segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Persuasão - Jane Austen

Tenho de começar por explicar que este é o primeiro livro do género que eu leio (pelo menos até ao fim) e que não estou muito habituada a este tipo de histórias. 

Em termos de descrição do espaço e do tempo, tendo em conta a época, este livro é muito bom. Ficamos com uma ideia perfeita das mentalidades e relações das personagens, assim como das prioridades daquela faixa social, durante o início do século XIX. Achei as relações familiares e entre famílias interessantes e bem construídas, com uma complexa rede de mexericos e segredos que muitas vezes não eram tão óbvios quanto seria de esperar. 

No entanto, num livro eu procuro ligar-me com as personagens e criar empatia para com elas. E neste caso, apesar de gostar da Anne Elliot, não me liguei particularmente com nenhuma das personagens, mesmo que algumas sejam de facto interessantes. 

O que gostei mais neste livro foram alguns dos diálogos, mas também fiquei chateada quando foram omitidos outros que eu gostaria de ter lido, nomeadamente entre Anne e Wentworth. 

Recomendo este livro para todos os fãs de ficção histórica e mesmo para os fãs de romance, porque no geral este não é um livro difícil de ler. 

Sem comentários:

Enviar um comentário