sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Melhores livros de 2014 (Romance)

Destas obras, a única que obedece à ordem é a primeira, que é de longe o meu livro contemporâneo (ou algo semelhante) favorito deste ano.

PS: Entre parênteses estão os títulos em português caso haja tradução disponível de que eu tenha conhecimento. 

1. Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe - Benjamin Alire Sáenz

O que faz este livro é as personagens, muito mais que em qualquer outro livro. O enredo é muito normal - é a vida destes dois rapazes do ponto de vista do Ari (Aristotle) e não há assim tantos acontecimentos chocantes quanto isso. Há, no entanto, uma quantidade de reflexões sobre a vida que ocupam os espaços em branco e que fazem deste livro ainda melhor. Há algo nesta história que nos faz continuar a ler mesmo que não aconteça nada, para além da luta constante do Ari com ele mesmo e com o mundo. Também a escrita é magnífica; não estaria a exagerar se dissesse que 10 das minhas 40 citações favoritas eram deste livro - talvez sejam mais. Deixo aqui alguns exemplos, para perceberem aquilo que eu quero dizer:

“Words were different when they lived inside of you.”

“I bet you could sometimes find all the mysteries of the universe in someone's hand.”

“I got to thinking that poems were like people. Some people you got right off the bat. Some people you just didn't get--and never would get.”

“Another secret of the universe: Sometimes pain was like a storm that came out of nowhere. The clearest summer could end in a downpour. Could end in lightning and thunder.”

“I hated being volunteered. The problem with my life was that it was someone else's idea.”



2. Hopeless (Um Caso Perdido) - Colleen Hoover

3. The Edge of Never (Entre o Agora e o Nunca) - J. A. Redmerski 

4. Maybe Someday - Colleen Hoover

5. Wait for Me (Espero por ti) - J. Lynn






Estes quatro livros não os consegui pôr por ordem visto que os motivos pelos quais eu gostei deles eram muito semelhantes: personagens fortes e uma história comum (nos romances do género New Adult) mas marcante.

As personagens são todas muito únicas apesar de terem problemas semelhantes, com passados dolorosos, que têm dificuldade em ultrapassar. O romance é por vezes intenso por vezes fofo, a história é leve mas com os seus momentos tristes e pesados. O balanço destes aspetos está muito bem conseguido, nestes livros, apesar de todos terem os seus defeitos que eu tenho de reconhecer apesar de serem dos meus romances favoritos (quem ler estes livros percebe onde quero chegar - seja na escrita seja no enredo). De qualquer maneira, gostei muito destes livros e acredito que muitos fãs de romance, tal como eu, também gostem.

Sem comentários:

Enviar um comentário