quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Como eu avalio os livros

Eu sempre achei que o gosto literário das pessoas é algo pessoal, que se relaciona muito com a personalidade das pessoas. Eu gosto de vários géneros de entre eles Fantasia, Paranormal, Romance Contemporâneo e o eventual Romance Histórico. Quanto à idade a que esses livros são dirigidos, só não costumo ler muitos livros infanto-juvenis, apesar de começar a achar-lhes mais piada.

Tendo em conta todos estes aspectos, alguns ratings que eu dou podem parecer injustos. Como é que eu posso dar 10/10 a O Nome do Vento, um livro de High Fantasy com um enredo complexo, e dar também 10/10 a Wait for You, um romance fofo? Pois também temos de ver que os estilos são completamente diferentes e dentro desse estilo esses livros têm o seu próprio mérito e para mim são igualmente bons. Se os tivesse de comparar independentemente do género, diria que gosto mais d'O Nome do Vento mas eu tenho um fraquinho especial por fantasia. 

Quanto aos ratings em si, eu passo a explicar como os atribuo: 

- Quando não gosto nada de um livro, nem das personagens, nem da história, nem como o autor decidiu explorar o mundo e se encontrar problemas com a escrita, o mais provável é que dê menos de 4/10. 

- Quando vejo que um livro não é para mim, que não me agrada por eu ser a pessoa que sou e não por outros pormenores técnicos, ou não dou rating, ou então dou um rating como o anterior explicando que não é um livro que eu goste por questões pessoais e tendo ver a quem poderia agradar esse livro. (Isto raramente acontece, visto que eu já sei mais ou menos o tipo de livros em que isto acontece e acabo por não ler esses livros)

- Quando acho que um livro é mediano, que tem qualidades mas também alguns defeitos que fizeram com que eu não tirasse tanto partido da história, então aí dou 4-6/10.

A partir dos ratings mais altos é tudo uma questão de acaso. Posso dar agora um rating de 8/10 e ao ler mais livros desse género acabar por considerá-lo mais como 6/10, posso acrescentar livros aos meus favoritos e depois mais tarde ver que não são assim tão espectaculares. 

Os ratings de 10/10 são mais complicados, porque às vezes penso que estou a ser injusta, no entanto, há livros que nos apelam especificamente mesmo que não sejam grandes obras primas. Isto aqui é um bocado como pessoas. Porque é que somos amigos de quem somos amigos? Eu não sei explicar muitas das minhas amizades para além de dizer que houve ali um 'clique'. E quando eu sinto que há esse clique com os livros, quando fico com a sensação que, por muito tempo que passe, vou continuar a considerar aquele livro meu favorito, mesmo que não seja assim tão bom quanto isso - esses livros fazem parte dos meus favoritos.

É verdade que já tirei alguns da lista, nomeadamente em sagas em que dei o benefício da dúvida, por exemplo, a um 1º livro menos bom e depois acabei por retirar a saga completa da lista de favoritos. Acontece. 

Provavelmente sou um bocado injusta a dar ratings, mas isto são opiniões e opiniões são para ser assim, subjectivas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário