Não vou falar muito sobre cada livro, apenas o suficiente para justificar o porquê de estarem neste top.
(ILUSTRAÇÕES DA CASSANDRA JEAN)
1. Grisha Trilogy - Leigh Bardugo
(Só o facto de existir o The Darkling, fazia deste livro logo um favorito, mas...)
Esta trilogia foi uma das melhores - senão mesmo a melhor - que eu li este ano. Acho que só reparei no livro porque a capa é uma das mais bonitas que já vi. Fui ler a sinopse e quando vi que era sobre folclore russo fui conquistada. Depois fui surpreendida com um mundo fantástico excelentemente construído, com personagens variadas e todas elas com uma história diferente. Personagens que o leitor não consegue evitar adorar, mesmo que sejam vilões ou heróis ou apenas personagens que se calhar nem chegam a ser secundárias. Não posso dizer que o final tenha sido imprevisível, mas o que levou a esse final definitivamente foi cheio de surpresas e de momentos completamente inesperados - pelo menos para mim. A escrita também foi melhorando ao longo dos livros e o leitor é constantemente presenteado com passagens lindas que só apetece ler uma e outra vez.
2. Raven Cycle - Maggie Stiefvater
Desde a Blue e os quatro Raven Boys - Adam, Gansey, Noah e Ronan - até ao Grey Man e ao Kavinsky, não há como não amar estas personagens e estes livros. A história - excelente: um misto de paranormal com fantasmas e videntes, mas também aventura e assassinos contratados. A escrita - ainda melhor: a Maggie escreve tão bem, que mesmo que não gostemos particularmente de alguma parte, passamos a gostar pelo simples facto de estar escrito de forma tão cativante. As personagens - ah, as personagens: adoro os Raven Boys e a Blue e os laços de amizade que há entre todos. Adoro. Mal posso esperar pelo último livro, apesar de ser com um coração pesado por esta saga estar a terminar.
3. Covenant Series - Jennifer L. Armentrout
Com uma heroína completamente kickass e com personagens secundárias que não lhe ficam nada atrás, esta é uma história de sassy greek gods e aventura e romance que adorei e que li toda de seguida, sem conseguir parar. Pode não ser um dos livros mais bem escritos ou com um plot mais profundo ou mesmo um dos mais originais, mas não consegui deixar de me apaixonar. Simplesmente perfeito.
4. Coldest Girl in Coldtown - Holly Black
Normalmente não gosto de vampiros mas estes são especiais - uns vampiros com um twist muito interessante. As personagens são excelentes, apesar de não haver tanto crescimento, visto que este é um standalone. O livro tem uma passada um pouco lenta, apesar das várias cenas de ação; ainda assim isso só nos ajuda a nos afeiçoarmos mais às personagens e às suas histórias.
5. City of Heavenly Fire - Cassandra Clare
Excelente conclusão para uma saga excelente (The Mortal Instruments é uma das melhores sagas de sempre pelas suas histórias, personagens e pelo mundo em si, que é fantástico) e que deixa o bichinho para a próxima trilogia no mundo dos shadowhunters. E Malec! Clace! Sizzy! So many ships!
6. Poison Study - Maria V. Snyder
Adorei o mundo de poison study. Este livro é dum tipo de fantasia, young adult, a que eu não estava muito habituada mas que gostei bastante. Também as personagens são muito fortes, incluindo a heroína (que é uma das minhas favoritas).
7. Graceling - Kristin Cashore
Mais fantasia Young Adult, com uma heroína que é tudo menos uma donzela em desespero. Acho que o ponto mais forte deste livro é mesmo a Katsa e o Po, as duas personagens principais, que são tão loveable mas tão estranhos, cada um de uma maneira completamente diferente.
8. Shadowfever - Karen Marie Moning
Li a inteira saga Fever no início deste ano e, apesar de não ser uma saga perfeita, consegui ler a saga toda de seguida até chegar a este livro. Que está espetacular. As personagens são fantásticas e a história é concluída de uma maneira que me deixou mind blown. Vale a pena, sem dúvida.
9. Unmade - Sarah Rees Brennan
Mais uma boa conclusão para uma das minhas sagas favoritas. Fiz a review há pouco tempo por isso vejam por vocês mesmos.
10. As Mentiras de Locke Lamora - Scott Lynch
Fantástico. Parece uma mistura de Lord of the Rings com Ocean's 11, mas é algo totalmente único - um dos melhores livros de fantasia de sempre. Adoro o Locke e os seus amigos, que arranjam tantos problemas que o leitor está constantemente a levar as mãos à cabeça. É impossível prever como eles se vão desenrascar. Adoro.
11. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - J. K. Rowling
Mais uma vez, a review explica as razões mas também se pode resumir em três pontos: Hogwarts is awesome, Sirius Black is awesome and Professor Lupin is awesome.
Ah e: Buckbeack is awesome too.
12. The Retribution of Mara Dyer (review) - Michelle Hodkin
O que se quer mais do que a heroína a arrancar um olho a um bad guy e a andar com ele na mão durante uma data de tempo?
13. Howl's Moving Castle - Diana Wynne Jones
Amei o filme, amei o livro, principalmente porque são mesmo muito diferentes - cada um é único (ou seja não há spoilers propriamente ditos). O Howl é awesome em ambos e a história está muito boa, quer numa versão quer noutra. It's beautiful.
Sem comentários:
Enviar um comentário