quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - J. K. Rowling

Wow.



Daquela vez Harry Potter não conseguira conter-se. Quebrara uma das regras principais de Hogwarts - não exercer técnicas de feitiçaria fora dos muros da escola. Mas aquela detestável Tia Marge merecia permanecer umas boas horas suspensa no tecto da sala dos Dursleys, inchada como um balão. Além disso já faltavam poucos dias para recomeçar as aulas. Mas o seu terceiro ano não irá ser fácil. Da prisão de Azkaban fugira o feroz Sirius Black, um dos mais fieis seguidores do assustador Lord Voldemort para o que Harry Potter continuava a ser o alvo favorito. O pior é que o herói de J. K. Rowling começa a suspeitar da existência de um traidor entre os seus próprios amigos... O regresso da personagem fantástica que está a conquistar leitores em todo o mundo numa aventura que te enfeitiçará até à última página.



Já esperava que este livro fosse bom, ainda melhor que A Câmara dos Segredos, mas não estava à espera que fosse assim tão bom. Agora percebo a hype com o Harry Potter. Sempre adorei o terceiro filme e no livro foram explicadas várias coisas que no filme nunca sequer se questionaram. E eu adorei isso. As personagens continuaram a evoluir - o Harry sempre a meter-se em sarilhos e a Hermione e o Ron a discutir constantemente - surgiram novas personagens - o Professor Lupin e o Sirius Black, as minhas duas personagens favoritas - e novas criaturas mágicas - o Buckbeak, o hipogrifo. Também pudemos ver mais da vida em Hogwarts, muito mais pormenorizadamente do que no filme. E tal como muita gente e muitos fãs de Harry Potter, também eu adoro Hogwarts com a sua infinidade de cantinhos e os seus inúmeros segredos.

Houve dois pormenores que não me pareceram muito importantes no filme, ao contrário do que acontece no livro:

- O Oliver Wood raramente aparece no filme e no livro é uma presença bastante marcada;
- Conhecemos melhor a história de Moony, Wormtail, Padfoot and Prongs - autores do mapa do salteador - no livro do que no filme (uma das minhas partes favoritas).

A única coisa que torna a leitura menos boa é o facto de já saber algumas das coisas que vão acontecer, mas acho que consegui ignorar um pouco esse conhecimento, o que ajudou bastante.

Recomendo a toda a gente, mesmo que não se sintam muito entusiasmados com o 1º livro e/ou mesmo que tenham visto todos os filmes.

My Rating: 10/10 

Sem comentários:

Enviar um comentário