quinta-feira, 16 de abril de 2015

Lord of the Rings 1# - A Irmandade do Anel - J. R. R. Tolkien





Frodo Baggins knew the Ringwraiths were searching for him - and the Ring of Power he bore that would enable Sauron to destroy all that was good in Middle-earth. Now it was up to Frodo and his faithful servant Sam to carry the Ring to where it could be detroyed - in the very center of Sauron's dark kingdom.


 

(Review com Spoilers)

Ufa, estava difícil. Eu já andava há um ano (?) a querer começar a trilogia do Senhor dos Anéis e a ler as outras obras do Tolkien, no mesmo mundo. Acho que todos os fãs de fantasia adoraram os filmes (eu também, claro) e é de conhecimento geral que o primeiro filme é o pior dos três - apenas porque não acontece muita coisa (e pior é uma palavra muito forte, talvez menos bom fosse mais apropriado).

Quanto ao livro, "recebi" aquilo que esperava: uma obra carregada de descrição, acção lenta, mas com personagens interessantes. Este é, afinal, a introdução à aventura do Senhor dos Anéis e, como tal, só começamos a ter acção digna de nota na segunda parte do livro. Há muita coisa que precisa de ser explicada que, para quem já a conhece, torna-se mais maçuda do que poderia ser doutra maneira.

Reparei que não conhecia o nome Tom Bombadil de lado nenhum, mas no livro esta é uma personagem importante. Também reparei que o filme também engloba o início de As Duas Torres - estava à espera que o Boromir morresse mesmo ali nas últimas páginas e depois acabou o livro e eu só pensei "Espera, falta aqui qualquer coisa!". Tirando isso, descobri que o filme foi realmente muito leal ao livro.

E, apesar de ter gostado bastante da história, fiquei triste com algumas coisas no livro:

- O Boromir não diz "One does not simply walk into Mordor" e apesar de essa deixa não ter parecido muito importante para os criadores do filme (provavelmente) tornou-se a imagem de marca do Boromir;



- O Legolas e o Gimli são demasiado amigáveis. No filme a sua relação é atribulada, apesar de serem, no fundo, tão amigos quanto o são no livro - as discussões deles só ajudavam a tornar o filme mais cómico, nalgumas partes que poderiam ter-se tornado demasiado pesadas ou dramáticas. Se bem que eu não me lembro muito bem do filme, por isso é possível que eles não tenham discutido tanto neste primeiro filme... corrijam-me se estiver enganada.

O partido que tirei desta leitura foi, principalmente, ficar com a história e os factos mais claros. Fiquei a perceber melhor alguns conceitos e elementos do mundo da Terra Média que não tinha reparado no filme e fiquei com uma melhor ideia dos sítios por onde eles passaram e dos seus nomes, assim como algumas relações entre personagens (não sabia que o Glóin aparecia na Irmandade do Anel e não me lembrava que encontravam o túmulo do Balin em Mória). 

No final, foi uma leitura demorada todavia sem deixar de ser interessante e agradável. Penso que teria gostado mais se não tivesse visto os filmes primeiro, mas o que está visto está visto.

My Rating: 8/10

Sem comentários:

Enviar um comentário