sábado, 18 de abril de 2015

Géneros: Da Ficção Histórica ao Contemporâneo

Ultimamente têm-me dito que tenho um gosto muito restrito, no que toca a livros. E eu fiquei chateada porque não me considero assim tão esquisita. Daí eu criar estes posts - Géneros - que se destinam a explorar mais os livros que li de vários géneros, assim como descobrir alguns que eu possa vir a gostar de ler.



Ficção Histórica

Há momentos particulares na história que eu gosto - a Idade Média e a Época Arturiana (também muito ligada à fantasia), a Belle Époque, as civilizações antigas, o Renascentismo e até as 2 grandes guerras. Mas a verdade é que não leio muitos livros deste género, muitas vezes porque se tornam mais maçudos do que outros tipos de ficção, nomeadamente nas descrições longas e acção lenta. E raramente gosto de livros com acção lenta, sendo as excepções os livros da Maggie Stiefvater (mais especificamente Scorpio Races). Logo, a não ser que esteja mesmo muito interessada na história e na época é que leio ficção histórica. O que acontece às vezes é que livros de fantasia (quer seja high fantasy ou low fantasy/paranormal) passam-se em épocas distintas, apenas com alguns elementos fantásticos. Desse tipo de livros já gosto e até mesmo alguns romances históricos, mas mais dos mais soft.

Alguns exemplos:

READ



WANT TO READ




Contemporâneo

Gosto bastante do género contemporâneo, mas dentro deste género penso que leio só e apenas romances - no máximo é algo young adult do género de coming of age, que eu também gosto bastante. Dentro do contemporâneo aquilo que não gosto muito é de policiais, que raramente acho interessantes (pelo menos a parte do mistério em si). 

Quanto aos romances gosto tanto do estilo John Green como do género Nicholas Sparks, mas os meus favoritos são os de New Adult (normalmente). O problema dos romances New Adult é que tornam-se muito repetitivos e deixa de me apetecer ler sempre o mesmo género de história. Por isso quando escolho um livro desse género, tento procurar aqueles que têm as sinopses mais interessantes dentro daquelas que eu já acharia interessantes. Daqui para a frente vou fazer os possíveis para ler outro tipo de livros contemporâneos - claro, sem deixar de ler os meus romances.  

READ



WANT TO READ



Sem comentários:

Enviar um comentário