sexta-feira, 24 de abril de 2015

Classificação de livros - Apropriado (ou não) para a idade

Esta questão surgiu quando eu andava a ver livros e reviews no Goodreads e comecei a ver perguntas sobre o conteúdo dos livros: principalmente se seria adequado a crianças ou não; se tinha cenas demasiado específicas; palavrões, etc etc. 

Pessoalmente, não sou do género de pessoas que se importa por aí além com esse tipo de coisas, como ratings de idade. Eu leio livros para todas as idades - desde middle-grade até adult - sem achar que isso seja algo realmente importante. 

No entanto, penso que seja importante que existam avisos relativamente a algumas coisas.

Os ratings de idade são simplesmente enganosos - já vi livros considerados Young Adult que tinham cenas um pouco... chocantes, assim como já li livros supostamente para adultos que não tinham absolutamente nada que não permitisse um adolescente ler. Outro problema dos ratings de idades é que, por exemplo, há adolescentes de 14 anos que têm maturidade para ler determinados livros e outros não. Eu com essa idade estava a ler calhamaços de fantasia que tinham cenas que me deixaram um bocado "hum...okay", mas que não afectaram nem a minha paz de espírito nem o proveito que tirei do livro; por outro lado li "Os Filhos da Droga" recentemente e acho que se tivesse lido há 2 ou 3 anos talvez até tivesse parado de ler a meio, quando na realidade gostei mesmo muito do livro.

A importância de outro tipos de avisos, não de idade, mas de conteúdo, é que há sempre pessoas que não gostam de ler sobre certos assuntos ou que não devem ler sobre determinados assuntos (neste caso se forem mais novos) e que se calhar é melhor lerem esses livros mais tarde, pelas tais questões de "ferir a sensibilidade dos espectadores".

Tendo em conta isto, acho que deve haver um aviso no caso dos livros tratarem alguns temas - quer seja sexo, violência, cenas estranhas ou duvidosas e até mesmo quando se trata de alguns temas mais delicados, como por exemplo o suicídio - que podem não ser adequados a leitores de todas as idades e com diferentes níveis de maturidade. Assim é uma melhor maneira de avisar as pessoas (apesar de algumas vezes esses avisos serem spoilers) do que com limites de idades, que muitas vezes são demasiado restritos outras vezes não o suficiente.


PS: Esta é a minha opinião, claro. Acredito que haja pessoas que se consigam guiar pelos ratings de idades e que haja outras que como eu não se importam muito com este assunto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário