sexta-feira, 3 de abril de 2015

Fight Club - Chuck Palahniuk



The first rule about fight club is you don't talk about fight club.

In his debut novel, Chuck Palahniuk showed himself to be his generation's most visionary satirist. Fight Club's estranged narrator leaves his lackluster job when he comes under the thrall of Tyler Durden, an enigmatic young man who holds secret boxing matches in the basement of bars. There two men fight "as long as they have to." A gloriously original work that exposes what is at the core of our modern world.




Tenho de ser o mais honesta possível, senão acho que não conseguiria escrever uma review coerente. 

Este livro é estranho, em todos os níveis possíveis e imaginários: a escrita é estranha, a história é estranha, as personagens são estranhas. 

A questão aqui é se o leitor gosta deste tipo de estranho. 

A estranheza da escrita é talvez a parte que gostei mais. Este livro está escrito de uma forma muito interessante, muito diferente de qualquer outra coisa que eu tenha lido até agora. E isto leva-nos ao narrador, a única personagem da qual eu gostei verdadeiramente - também em parte por causa da escrita e da forma que ele contava as coisas. Só tenho pena de não ter percebido algumas expressões e frases. Por causa disto penso que me escaparam alguns pormenores importantes. 

Quanto à história - no início começamos com uma história estranha, mas no final é que fica tudo muito, muito estranho. Esta estranheza já não sei se gosto tanto. Ao início a história pareceu-me demasiado lenta e na segunda metade do livro as coisas começam a acontecer e eu às tantas não sei a quantas ando, até que chego ao final e não sei o que pensar acerca daquilo que acabou de acontecer. 

Todas as personagens neste livro tinham algum problema mental, pior ou melhor, mas todas elas parecem ser um pouco... doidas, malucas, o que lhes quiserem chamar. Este aspecto do livro é o que me deixa mais na dúvida. Fico sem ter a certeza se gostei, se não gostei, se sou indiferente. 

No overall gostei bastante do livro, mas como não percebi algumas coisas e como ainda estou 'what the hell just happened?' prefiro não dar rating agora. A única coisa que sei é que vou ter de lê-lo outra vez e ver o filme. 

My Rating: ?/10

Sem comentários:

Enviar um comentário