domingo, 9 de agosto de 2015

Opinião: Ready Player One - Ernest Cline


In the year 2044, reality is an ugly place. The only time teenage Wade Watts really feels alive is when he's jacked into the virtual utopia known as the OASIS. Wade's devoted his life to studying the puzzles hidden within this world's digital confines, puzzles that are based on their creator's obsession with the pop culture of decades past and that promise massive power and fortune to whoever can unlock them. When Wade stumbles upon the first clue, he finds himself beset by players willing to kill to take this ultimate prize. The race is on, and if Wade's going to survive, he'll have to win—and confront the real world he's always been so desperate to escape.


Bem, finalmente acabei o Ready Player One. Demorei mais do que o normal e mesmo assim gostava que ele não tivesse acabado já. 

Este livro leva-nos numa viagem por um futuro plausível (não me admirava que acabássemos por estar muito dependentes da realidade virtual, visto que, até certo ponto, já estamos), mas que também nos leva de volta ao passado, aos maravilhosos e estranhos anos 80. Por um lado temos a tecnologia de OASIS, um jogo de imersão total - ou muito perto disso - e por outro temos o culto por tudo quanto seja pop culture, jogos, séries, filmes, músicas e livros dos anos 80. 

Tinha ficado interessada neste livro, quando percebi que era algo semelhante com SAO - pomos uns óculos e, neste caso, umas luvas e aí vamos nós para outro mundo - já que eu sempre achei muita piada a jogos MMO e RPG. Ainda fiquei mais contente quando começam a surgir referências e mais referências a pop culture. Acho que poderiam classificar-me como uma geek - mas o meu nível de conhecimento destas coisas e o meu interesse é muito superficial comparativamente ao que este livro nos oferece. Mesmo sem saber àquilo a que o autor se referia, senti-me presa pelas suas explicações e pelo passo acelerado do livro. Nem sei bem porque demorei tanto tempo a acabar, visto que esta história é uma caça ao tesouro non-stop e é mesmo mesmo meeeeeesmo muito boa. 

Quanto às personagens, adorei todos os membros dos High Five. O Wade é um verdadeiro anti-social, com um avatar num nível baixinho, mas que surpreende todos por obter a primeira chave antes dos jogadores de níveis acima de 50. Gostei particularmente da sua evolução ao longo do livro (principalmente quando chegamos ao Level 3). Desde o início que também gostei muito do Aech, o melhor amigo do Wade, que é tão geek quanto ele e igualmente awesome; o Daito e o Shoto são os 2 muito badass, mas simpatizei mais com o Shoto, o irmão mais novo. Quanto à Art3mis, no geral, gostei dela, apesar de ter havido alturas em que fiquei chateada por ter agido de uma forma algo... parva.  

Mesmo que não gostem muito de jogos ou dos anos 80, leiam na mesma, porque o Ready Player One é um livro cheio de aventura, boas personagens e com um mundo incrível e muito bem explorado.

My Rating: 9,5/10 

PS: 10 pelo livro em si, mas tirando 0,5 por não ter consigo lê-lo mais rápido - apesar de a culpa não ser do livro, tenho de classificar a minha experiência de leitura.  

Sem comentários:

Enviar um comentário