segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Re-read! City of Glass (TMI #3) - Cassandra Clare

To save her mother's life, Clary must travel to the City of Glass, the ancestral home of the Shadowhunters - never mind that entering the city without permission is against the Law, and breaking the Law could mean death. To make things worse, she learns that Jace does not want her there, and Simon has been thrown in prison by the Shadowhunters, who are deeply suspicious of a vampire who can withstand sunlight.

As Clary uncovers more about her family's past, she finds an ally in mysterious Shadowhunter Sebastian. With Valentine mustering the full force of his power to destroy all Shadowhunters forever, their only chance to defeat him is to fight alongside their eternal enemies. But can Downworlders and Shadowhunters put aside their hatred to work together? While Jace realizes exactly how much he's willing to risk for Clary, can she harness her newfound powers to help save the Glass City - whatever the cost?

Love is a mortal sin and the secrets of the past prove deadly as Clary and Jace face down Valentine in the third installment of the New York Timesbestselling series The Mortal Instruments.


De cada vez que vou olhar para as opiniões de outras pessoas sobre estes livros, até percebo algum dos pontos que eles referem como sendo negativos: há momentos em que os livros se tornam aborrecidos (mais no CoA, no CoFA e no CoLS), a Clary, realmente, não é das minhas heroínas favoritas - sempre me pareceu um bocado simples e irritante - , há algumas parecenças entre estas personagens e as de The Infernal Devices - se quisermos ser picuinhas -, entre outros aspectos que eu agora não me lembro.

Embora The Mortal Instruments tenha estes pequenos defeitos, não consigo deixar de adorar este mundo e estas personagens - de cada vez que leio e releio estes livros, fico outra vez completamente envolvida nas aventuras destes Shadowhunters, em parte porque adoro o conceito dos Nephilim, mas também porque algumas das minhas personagens favoritas de sempre são desta saga - para ser mais específica, o Magnus, o Alec, a Isabelle, o Jace e o Simon. A única personagem da qual nunca fui grande fã é a Clary; neste ponto tenho de concordar que ela não é nada de especial como heroína de um livro New Adult. 

Já reli o City of Bones e o City of Ashes e, tal como nesses, encontrei no City of Glass pormenores novos ou que dos quais já não me lembrava, o que torna uma segunda ou terceira leitura quase tão boa como a primeira. Alguns exemplos: as referências constantes aos Herondales (para quem leu The Infernal Devices ainda se tornam mais óbvias); há muitas dicas de que o Sebastian é um sacaninha, mais do que as que me lembrava; os momentos "Sizzy" são muito óbvios; a cena e que o Simon a dar conselhos amorosos ao Alec é hilariante; houve algumas reacções à runa que a Clary criou que eu não me lembrava e que foram priceless

Esta saga foi das primeiras que li em inglês e não demorou muito a tornar-se uma das minhas favoritas de sempre. Se quiserem começar a ler em inglês e gostarem deste género de livros, recomendo vivamente que comecem com estes - ou então com os de The Infernal Devices, que ainda conseguem ser melhores que estes. 

My Rating: 10/10

Sem comentários:

Enviar um comentário