sábado, 29 de agosto de 2015

Opinião: Throne of Glass (#1) - Sarah J. Maas

Meet Celaena Sardothien.
Beautiful. Deadly.
Destined for greatness.

In the dark, filthy salt mines of Endovier, an eighteen-year-old girl is serving a life sentence. She is a trained assassin, the best of her kind, but she made a fatal mistake: she got caught.

Young Captain Westfall offers her a deal: her freedom in return for one huge sacrifice. Celaena must represent the prince in a to-the-death tournament—fighting the most gifted thieves and assassins in the land. Live or die, Celaena will be free. Win or lose, she is about to discover her true destiny. But will her assassin’s heart be melted?


(cuidado com os spoilers!!)

Esta foi uma leitura em que eu consegui abstrair-me da hype, tendo até procurado reviews mais negativas do que positivas, para conseguir manter as minhas expectativas mais baixas.

Como já sabem, fantasia é a minha praia - por um lado consigo gostar de livros que poderiam ser mais aborrecidos ou menos bons; por outro sou um bocado mais exigente no que toca a certos pormenores. Se não fosse este último aspecto, acho que teria dado 10/10 ao livro, porque em termos de entretenimento foi mesmo muito bom, cheio de acção e com personagens cativantes. O problema é que há alguns defeitos que não consigo ignorar.

Apesar de não ser propriamente original e de ainda não termos visto muito daquele mundo, gostei bastante do contexto da história, quer a nível de magia quer a nível de espaço e da situação em que as personagens se encontram. Quanto ao enredo, não foi nada imprevisível, infelizmente, mas não deixou de ser interessante e cativante mesmo assim.

No que toca a personagens tenho um pouco de mixed feelings. Por exemplo, a Celaena: uma assassina conhecida por ser completamente badass e awesome (nem sequer temos grandes provas disso no livro, para além dos relatos sobre as minas de Endovier), é também bastante infantil, vaidosa e arrogante, o que nem sempre a ajudou a sair de certas situações. Houve alturas em que não consegui deixar de ficar chateada por ela não ser uma heroína mais ponderada e por ter tomado decisões parvas, contudo, mesmo quando isso acontecia, não pude evitar gostar dela e do facto de ela ter uma atitude e personalidade bastante fortes. Tenho a certeza que vou gostar de a ver a evoluir ao longo dos próximos livros.

where all these pretty knives come from


Também gostei do Dorian - apesar de ele ser um pouco parvinho e ser um bocado relaxado demais no que toca a assuntos da coroa - e gostei ainda mais da Nehemia - adoro a sua força, determinação e lealdade para com o seu povo. Mas a minha personagem favorita, de longe, é o Chaol. Não só a sua história, mas também a sua atitude para com a Celaena durante o livro mostram que ele é uma pessoa ponderada, mas no fundo justa, leal e sempre muito real. Durante o livro mostra a sua força e a sua awesomeness, mas não deixa de ter os seus momentos de vulnerabilidade que me deixaram com o coração em pedacinhos. E claro o meu ship é Celaena&Chaol e não Celaena&Dorian, apesar de eu gostar do Dorian e de gostar do seu cabelo preto e olhos azuis (after all "black hair and blue eyes are my favorite combination").

A escrita não é espectacular mas enquadra-se bem no tipo de história. Gostaria de ter visto um pouco mais de descrição do mundo e do ambiente e espero que nos próximos livros tenhamos um pouco mais de detalhe.

Fico com muito entusiasmo para continuar com esta saga e ver o que a autora tem reservado! (*crossing my fingers and hoping Celaena&Chaol is canon*)

My Rating: ★★★★★★★

Sem comentários:

Enviar um comentário