sábado, 20 de junho de 2015

Me and Earl and the Dying Girl - Jesse Andrews

Greg Gaines is the last master of high school espionage, able to disappear at will into any social environment. He has only one friend, Earl, and together they spend their time making movies, their own incomprehensible versions of Coppola and Herzog cult classics.

Until Greg’s mother forces him to rekindle his childhood friendship with Rachel.

Rachel has been diagnosed with leukemia—-cue extreme adolescent awkwardness—-but a parental mandate has been issued and must be obeyed. When Rachel stops treatment, Greg and Earl decide the thing to do is to make a film for her, which turns into the Worst Film Ever Made and becomes a turning point in each of their lives.

And all at once Greg must abandon invisibility and stand in the spotlight.


Comecei a ler este livro porque o trailer do filme me despertou o interesse pela história e pelas personagens - para além disso queria ler o livro antes de ver o filme. 

Escusado será dizer que, mais uma vez, as minhas expectativas estavam demasiado altas. E, como seria de esperar, acabei desapontada. 

Não é que o livro seja mau: o Greg é um narrador com uma voz única e interessante; o Earl é uma personagem que, mesmo sendo mais estranho que interessante, eu acabei por gostar; a história em si é original, tendo em conta que é sobre o liceu, sobre uma rapariga com cancro e sobre dois rapazes que fazem filmes.

Apesar de tudo isto ser muito giro, acabei por ficar um bocado aborrecida a meio do livro. Às tantas estava a ler apenas porque queria começar a ler outro livro qualquer. Inicialmente, consegui adaptar-me ao sentido de humor do livro e da escrita, contudo, a certa altura, deixei de achar piada e comecei a achar que alguns comentários eram apenas estúpidos. Não sei se esse era o objetivo, mas se era, não gostei particularmente desse método. 

Dito isto, a única coisa que posso acrescentar é que esta é apenas a minha opinião - há muita gente que gostou e que pode vir a gostar deste livro, apenas não aconteceu isso comigo. 

My Rating: 6,5/10

2 comentários:

  1. Tens razão acerca do trailer do filme despertar algum interesse, mas uma rapariga com cancro ser original... nã sei não.
    http://www.imdb.com/list/ls004695995/ pick one

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não me expliquei bem: não é a história que é original, é original é a maneira como o autor trabalha a história em si e o tema.

      Eliminar