quinta-feira, 25 de junho de 2015

Sebastian (Efémera #1) - Anne Bishop

Bem-vindos a Efémera, onde a terra se altera em resposta aos mais profundos desejos e medos dos seus habitantes. Há muito tempo, Efémera foi dividida em inúmeras paisagens mágicas ligadas somente por pontes. Pontes que podem levar quem as atravessa para onde realmente pertence e não ao local onde pretende chegar. Numa dessas paisagens habitada por demónios e onde a noite impera, o meio-íncubo Sebastian delicia-se em prazeres obscuros. Contudo, aguarda-o um destino devastador. Uma aprendiza descuidada libertou um mal antigo que agora se agita - e o reino de Sebastian poderá ser o primeiro a sucumbir... Mas em sonhos, ela chama por ele: uma mulher que não deseja mais do que ser amada e sentir-se protegida - uma mulher pela qual ele anseia mas que sabe poder vir a destruí-la. Ela é Lynnea, e o seu improvável romance está no centro da batalha que se trava entre a luz e as trevas.



Finalmente li um livro da Anne Bishop! Hurray! Já andava para ler livros dela há algum tempo (tenho 4 na estante e mais 2 no computador) e finalmente ganhei coragem. 

A autora apresenta, então, um mundo fragmentado - Efémera - que se mantém em equilíbrio graças às Paisagistas, aquelas com o poder de controlar (até certo ponto) os vários fragmentos de efémera. Como podemos ver, todo o conceito do mundo e da sua magia é muito original e criativo, o que me chamou desde logo à atenção para estes livros. E realmente acho que apesar da complexidade do mundo, não é demasiado complicado de compreender, tornando a experiência de leitura menos massuda do que noutros livros do mesmo género, mas sem deixar de ter aquele elemento fantástico, que transporta o leitor para outro mundo. 

A história também é interessante: foi mais virada para a luta entre o Bem e o Mal, do que eu estava à espera. Acabou por ter alguns clichés típicos da fantasia, apesar de não deixar de ser uma história interessante e que me deixou curiosa relativamente aos próximos livros. 

Quanto às personagens, gostei bastante do Sebastian, da Belladonna e do Lee, mas a nível emocional não me consegui ligar muito com eles - as suas histórias cativaram-me, todavia, não me deixaram com as emoções às pulgas. Para mim, este talvez tenha sido o maior problema do livro.

No que toca à escrita em si, não pude avaliar muito bem, já que Sebastian li em português. A única coisa que posso dizer é que a tradução não é fantástica, havendo frases e expressões que não me soaram muito bem. Pode ser que seja só eu a ser picuinhas, visto que não sei como está a inglês, mas a verdade é que torci o nariz à escrita nalgumas partes.  

No geral é um bom livro de fantasia, apesar de não ser um livro espectacular. Quem gosta do género tem aqui uma leitura boa e uma saga que promete. 

My Rating: 7,5/10

Sem comentários:

Enviar um comentário