sábado, 13 de junho de 2015

Anime! Toradora


Não precisam de saber muito antes de começarem a ver Toradora: é um anime de romance, no qual as duas personagens principais ajudam-se mutuamente na conquista das suas "crushes".

Estava à espera que este fosse apenas mais um romance, na minha lista de animes vistos. Não são assim tantos, na verdade: menos de meia dúzia. Mas a maioria não achei grande coisa.

Bem, esta é uma excepção à regra.

Arte: A arte é bonita, não é das melhores que já vi, mas, para o tipo de anime que é, gostei bastante. Dá atenção a alguns pormenores - como o ar de delinquente do Ryuuji - sem ser demasiado intrincada, acabando por ser agradável quanto baste. 

OST e Som: Não gostei muito nem dos Openings (apesar do 1º ficar no ouvido) nem dos Endings. Em termos de som propriamente dito, achei que estava bom, todavia não sou nenhuma profissional nestes assuntos, por isso não posso dizer se foi superior a outros animes que já vi. Só sei que em termos de OST, embora nada de memorável, é agradável e combina com o ambiente do anime. 

Personagens: É nas personagens principais que este anime se destaca. A Aisaka Taiga é uma das minhas personagens favoritas de romances; sim, é adorável, mas tem muito mau-humor, o que acaba por contrastar com a sua atitude para com algumas das outras personagens, levando também a muitas situações divertidas. O Takasu Ryuuji, com ar de delinquente, nem é o rapaz super desejável, nem o cromo da turma. E apesar do seu ar, também não é nenhum bad-boy. Ele é, simplesmente, simpático - e às vezes um bocado tótó. Claro que não pude deixar de gostar dele. É uma personagem muito diferente e única, o que é sempre bom.
As outras personagens, apesar de eu achar que estão interessantes e bem feitas, não me inspiraram muita compaixão: do Kitamura até gostei; a Kushieda era um pouco maluca demais; a Ami um pouco antipática demais. Acabei por me focar mais no Ryuuji e na Taiga, deixando as personagens secundárias um bocado para plano de fundo. 

História: A história poderá parecer muito usual à primeira vista, mas a verdade é que acaba por estar muito melhor construída do que a da maioria dos romances. Está bem que a relação deles começa por avançar muito devagarinho e depois talvez demasiado rápido. No entanto, acho que acaba por resultar e tornar o final um bocado mais intenso que os primeiros episódios. Não estava nada à espera que o anime acabasse daquela maneira, mas não posso dizer que estou desiludida. Muito pelo contrário, até.

Overall: Gostei mesmo muito. Pode ter alguns defeitos e alguns pormenores que poderiam ser aperfeiçoados, mas diverti-me imenso e houve alturas em que me vieram as lágrimas aos olhos. Outra coisa que gostei bastante é que este anime mostra muito mais fielmente o quão complicadas são as relações entre as pessoas, mostra também que nem toda a gente tem o seu "e viveram felizes para sempre" e que as pessoas lidam com os seus sentimentos de formas muito diferentes. Recomendo, sem dúvida. 

My Rating: 9/10

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Foi sem dúvida um dos melhores animes de romance (e não só) que já vi :)
      Outro que gostei muito foi Kaichou Wa Maid-Sama, não sei se conheces. É um bocado diferente deste, mas recomendo.

      Eliminar