domingo, 14 de setembro de 2014

Recomendações do mês - Setembro #1



Todos os meses vou tentar recomendar pelo menos 2 livros ou sagas e 2 bandas/músicas/álbuns. Estes podem ou não estar relacionados, mas o mais provável é que não estejam. No blog vão ver-se muitas recomendações em geral mas aqui é algo mais específico e algo que em princípio já conheço melhor do que as novidades que vão aparecendo ao longo do tempo.

Vou começar com este post, já que já li muitos livros e ouvi muita música e o que mais gosto de fazer é recomendar aquilo do que gosto a outras pessoas. Foi assim que encontrei muitos dos meus amores literários e musicais.

Livros


Vou começar por recomendar uma saga YA (do género Young Adult), um romance stand-alone e um livro mais geral que eu acho que mais gente devia ler.

Relativamente à saga, é difícil escolher qual dar a conhecer primeiro porque, por um lado, não sei se partilhe o meu maior amor ou um amor mais moderado, para não ser um completo fangirling; por outro, quero mesmo falar sobre uma mão cheia de livros específicos.

A minha escolha vai então recair sobre uma das minhas sagas favoritas.

THE GRISHA TRILOGY!

Porque quem é que não gosta de um vilão abusado?

A verdade é que não é só o vilão que é abusado, todas as personagens principais e as secundárias mais importantes são também das minhas favoritas de sempre.

Em Portugal ainda só saiu o primeiro livro e nem sei se teve qualquer sucesso, no entanto, eu já li os 3 livros que integram a saga, um deles em epub e outro em paperback (capa mole), ambos em inglês.

Esta história inspira-se na cultura Russa, mas é passada num universo diferente onde os Grisha praticam a ciência menor, uma espécie de magia mas que segue os princípios da ciência (principalmente da lei de Lavoisier, mas não vou entrar em tecnicalidades senão nunca mais saía daqui, visto que ciência é a minha área).

Todos estes pormenores me chamaram à atenção, visto que adoro magia e tenho uma panca inexplicável pela Rússia e pela cultura russa. Mas não só por causa disso. Olhem para estes bebés lindos:




E não são só as capas que são lindas, também o interior dos livros tem uma arte muito apelativa. Espero conseguir o 2º livro em breve. Ainda não o comprei apenas porque estava esgotado na wook e não queria ter de encomendar de sites em que não confio. Resta-me esperar. 



Não quero spoilar ninguém, por isso vou dizer apenas que as personagens são magníficas, mais humanas do que muitas que se vêm representadas no género YA, tendo tanto defeitos como qualidades. O final fez-me chorar e trouxe-me tantos mixed feelings que pensei que fosse rebentar de emoção. Para ajudar à festa, a escritora tem uma escrita boa e teceu um mundo que nos chama e envolve de um modo que poucos conseguem.

Espero levar alguém a ler estes livros, porque são mesmo fantásticos e quero mais pessoas com as quais eu possa partilhar o meu amor.

Para lerem a sinopse podem ir aqui.



Next...

I'm a sucker for a good romance.

O que é que posso dizer? Histórias de amor sempre foram a minha fraqueza, mas ainda mais quando o amor não é claramente fácil. É por isso que deixo aqui este livro:

Maybe Someday

Normalmente não gosto de livros com triângulos amorosos all that much, mas este é uma exceção.

Chorei baba e ranho com isto. As personagens não são nada de muito espetacular, mas a maneira como se relacionam e os problemas que se levantam fazem toda a diferença. Ainda me emociono só de pensar neste livro e já o li há algum tempo.

Quem for fã de romance e mesmo que não goste particularmente de love triangles, que leia este livro porque sem dúvida que vale a pena.

Sinopse.


E por último fica aqui um livro que muita gente já leu mas sobre o qual queria escrever na mesma.

Os Filhos da Droga
Não costumo gostar de livros inspirados em histórias reais. Ficção sempre me chamou mais a atenção e tento não me desviar muito dessa área.

No entanto, este é um must read. E digo já, não é uma leitura agradável, mas é, sem dúvida alguma, marcante. Não é algo que se esqueça sem mais nem menos. Bem pelo contrário: uma semana depois de ter lido o livro e depois de já ter lido mais um livro ou dois, ainda me lembrava desta história quando passava por ruas mais sombrias. Algumas vezes lembrava-me daquilo sem razão aparente e isso não me acontece relativamente a qualquer livro. 
Fica aqui a sinopse e a esperança de que leiam este livro, de modo a despertar mais pessoas para os problemas da droga.


Música


Queria começar por dizer que cada um tem o seu gosto musical e o meu tende sempre um pouco mais para o rock, por isso pode acontecer que quem goste das minhas recomendações para livros não goste das recomendações para músicas.

A primeira é

Run dos Daughter. Descobri esta música numa Fanmix da Grisha Trilogy e concordo que se adequa perfeitamente a algumas das personagens. O facto de juntar um estilo musical que eu adoro, com um livro que amo e com uma letra tão bonita, faz com que eu ande viciada nesta música.

E depois há esta:

https://www.youtube.com/watch?v=mcQnA4RvOzM

Que foi feita mesmo para o livro Maybe Someday e que é adorável. Não é propriamente o meu género favorito, mas aahhh the feels.



Não há como evitar gostar desta música porque me faz lembrar do livro.

Relativamente às músicas vou ficar-me por aqui, apesar de ter mais uma enormidade delas para mostrar.

Espero que gostem, pelo menos tanto quanto eu gostei destes livros e músicas!

Sem comentários:

Enviar um comentário