No coração de Copenhaga, a livraria Libri di Luca é mais do que uma simples loja de livros velhos e usados. Quando o proprietário Luca Campelli morre de forma inesperada, o seu filho Jon, um proeminente advogado, ver-se-á envolvido num mistério inquietante.
Jon não planeia trocar a sua carreira pela livraria, mas, após uma tentativa de fogo posto à Libri di Luca, descobre que o pai era o líder de uma sociedade secreta de leitores e amantes de livros, os Lectores, criada para preservar uma tradição oculta que remontava à época do esplendor da Biblioteca de Alexandria. Os Lectores eram pessoas dotadas de um misterioso poder, tão fantástico quanto perigoso, que lhes permitia seduzir o leitor com histórias extraordinárias, evocar mundos imaginados, mas também manipulá-lo e levá-lo a pensar exatamente aquilo que queriam. Quanto mais Jon descobre, mais fica com a certeza de que a morte do pai nada teve de natural. Haverá uma conspiração no seio dos Lectores? Após inúmeras questões que escapam à sua compreensão, o jovem advogado ver-se-á obrigado a investigar as suas raízes para salvar a própria vida.
Este livro tem dois grandes problemas (há mais alguns problemazitos pequenitos mas esses rapidamente se tornam insignificantes): a previsibilidade e o quanto demorou a entrar na acção em si.
Relativamente à previsibilidade, assim que eles explicaram como funcionavam os poderes dos Lectores e se descobriu quão fortes os do Jon eram consegui perceber o que ia acontecer. Não foi muito difícil visto que se o autor não pegasse por aí, tornar-se-ia um pouco estúpido da parte de algumas personagens que são muita coisa mas não são estúpidas.
Relativamente ao início, achei-o um pouco aborrecido.
No entanto, a partir de certo ponto, não conseguia pousar este livro, não só devido ao suspense que se levantou relativamente à Ordem e ao que eles na realmente queriam e também por às tantas não sabermos quem era, ou não, traidor. Adorei o facto de ter romance (coisa que eu não estava à espera) e as personagens principais são interessantes e não o plain old boring em que muitos autores insistem.
No overall foi uma leitura agradável, mesmo sendo de um género que eu não adoro só por si (mistério) e mesmo que algumas coisas tenham parecido algo forçadas e exageradas.
Rating: 7/10 estrelas
Sem comentários:
Enviar um comentário