segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Opinião: Sonhos de Deuses e Monstros (#3) - Laini Taylor

(spoiler alert!)


Dois mundos estão à beira de uma guerra cruel. Através de um assombroso ardil, Karou assumiu o controlo da rebelião das quimeras e tem a intenção de as desviar do caminho da vingança extrema. O futuro depende dela.
Quando o brutal imperador serafim traz o seu exército para o mundo humano, Karou e Akiva estão finalmente juntos - se não no amor, ao menos numa aliança provisória contra um inimigo comum. É uma versão alterada do seu antigo sonho, mas ambos começam a ter esperança de que será possível forjar um destino alternativo para os seus povos e, talvez, para si próprios.
Porém, com ameaças ainda maiores a desenharem-se, serão Karou e Akiva fortes o suficiente para se erguerem entre anjos e demónios?

Das cavernas dos Kirin às ruas de Roma, humanos, quimeras e serafins lutam, amam e morrem num cenário épico que transcende o bem e o mal, nesta impressionante conclusão da trilogia bestseller Entre Mundos.



Eu não faço ideia como devo exprimir os meus sentimentos relativamente a este livro. As minhas emoções andaram o tempo todo aos pulinhos enquanto lia o livro, mas agora estou a entrar numa book hangover, porque acabou e foi demasiado para o meu coração e eu quero mais. Não me importava nada de saber o que vai acontecer na próxima "batalha", quero saber também o que vai acontecer entretanto e acompanhar estas personagens durante mais um bocadinho. 

No primeiro livro descobrimos um mundo novo e mágico, romântico e com milhões de possibilidades; no segundo livro vemos todos os lados da guerra, o sofrimento, a esperança e a falta dela, reviravoltas e mais reviravoltas. Neste último livro,  o passo lento dos anteriores mantém-se, enquanto caminhamos para uma conclusão inesperada. Para algumas pessoas o facto de a narração demorar o seu tempo até atingir momentos de maior clímax pode ser algo mau, já que nem toda a gente acha piada a livros lentos (para além disso, nem todos os autores conseguem escrever um livro bom e lento). Para mim, esta lentidão deu mais profundidade à história, deu mais espaço às personagens para crescer e deu para as conhecer melhor. E estas personagens são fantásticas. Adoro a Karou e o Akiva e sempre torci por eles, mas acho que quem brilha, aqui, são as personagens secundárias. A Zuze é uma personagem fantástica, forte e alegre; a Liraz é uma força da natureza e adorei vê-a a baixar as suas protecções com alguém - se no início não gostava dela, agora é completamente ao contrário; o Ziri demonstrou uma grande evolução, uma maturidade inesperada, mas sem deixar de ser o doce Ziri (ele deixou-me a chorar e a rir e é definitivamente a minha personagem favorita neste livro); até a Eliza foi uma surpresa, nunca pensei que o seu papel viesse a ser tão importante.

Quanto à história em si, não posso dizer que fosse previsível. Foi uma conclusão diferente da que esperava, mas isso não foi mau de todo. Ainda bem que estas personagens tiveram direito a um "final feliz" apesar de não ser um final mesmo e apesar de a felicidade poder não ser duradoura. 

A Laini Taylor tem uma qualidade que eu encontrei em poucos escritores - não nos mostram apenas as palavra, mostram-nos obras de arte na forma de uma história e personagens quase reais. A escrita desta autora é, sem dúvida, das minhas favoritas (e resultou incrivelmente bem em português), misturando uma prosa em parte poética, mas também engraçada e subtil, que mesmo quando não se está a passar muita coisa, parece que está a acontecer um turbilhão de coisas ao mesmo tempo. Outro aspecto que adorei foi o facto de o livro deixar o leitor constantemente à espera do pior, mas ao mesmo tempo com esperança que todos eles acabem felizes e concretizados e que sobrevivam. Também admiro o facto de haver pormenores ao longo da história que acabam por ter um papel muito importante na conclusão da trilogia.

Só posso dizer uma coisa: adorei esta trilogia, recomendo e espero poder ler mais livros da autora em breve.

My Rating: ★★★★★★★★

Sem comentários:

Enviar um comentário