terça-feira, 15 de setembro de 2015

Tops e Listas (#3): Livros subestimados

Aqui vamos nós para mais um top e este é particularmente difícil, porque normalmente não encontro assim tantos livros que são subestimados, apesar de existirem. (Já fiz um post sobre isto, no final de 2014, para o caso de quererem comparar. Este é um pouco mais geral e tem mais livros). Isto foi o melhor que eu pude arranjar - todos são subestimados de maneira diferente, alguns nem se pode considerar que sejam subestimados, mas há ocasiões em que é essa a sensação com que fico. 




Este foi um daqueles livros que eu li por causa das reviews de pessoas que seguia no Goodreads. As opiniões em geral não são muito favoráveis, a maioria é de 3 estrelas, algumas de 4. Mas assim que vi uma review de 5 estrelas e a li com atenção, vi que aquele era um livro excelente para mim. And you know what? Agora é uma das minhas trilogias favoritas de sempre. Por isso se gostam de mistério, magia, comédia, personagens excelentes e muitos feels, este é um bom livro para vocês. 


Este tipo de livros, sobre o secundário e sobre dramas recorrentes desta altura e destas idades, ou são muito bons ou são muito maus; raramente encontro o meio termo. A verdade é que eu gostei mesmo muito deste livro e acho que é subestimado no sentido de se falar pouco dele. Ouvi falar dele por conhecer a autora e fiquei logo interessada na história. Talvez agora não gostasse tanto do livro, mas mesmo assim, na altura, achei que fosse surpreendentemente bom. É uma boa leitura para quem anda no secundário e gostava que fosse mais conhecido.


Este é um daqueles livros - lento, lento, lento, mas lindo, lindo, lindo. Achei esta visão dos vampiros bastante original e não pude deixar de adorar as personagens. No entanto, vejo muitas pessoas a dizer que o livro é muito lento e não assim tão bom quanto isso. Bem, eu discordo; adorei o livro e recomendo não só aos fãs de vampiros, mas a todos os fãs de um bom livro paranormal. 


Quase ninguém conhece este livro, mas já saiu em Portugal (com o título Caídos) aqui há uns anos e até agora ainda não se viu a tradução dos restantes. E muito honestamente, não percebo porquê. Adorei o livro e as personagens e há ainda algumas cenas que ficaram marcadas na minha memória e que me dão vontade de reler este livro. Um dos seus pontos positivos é que é uma interpretação diferente de anjos num contexto paranormal, mais interessante que a maioria que anda por aí  e como sou fã de anjos e do paranormal (principalmente na altura em que li o livro), não pude deixar de gostar. 


Vou ser sincera no que toca a este livro e espero não ser apedrejada: este standalone é melhor do que a saga Lux. As personagens são mais interessantes e a história, embora seja mais simples, acaba por ser melhor do que a história principal (que teve momentos muito bons mas que enveredou por um caminho muito, muito mau). 


No que toca a este livro, percebo o porquê das pontuações mais baixas - é uma autora nova e notou-se, principalmente no início do livro e na explicação do mundo e do contexto do livro. No entanto, foi um dos livros mais originais e mais interessantes que li este ano e as personagens são surpreendentemente reais e interessantes. 


E aqui temos a fantasia em português. Eu já tenho este livro há muito tempo, mas só recentemente decidi lê-lo e devo dizer que fiquei mesmo muito surpreendida, porque é daqueles livros com uma história consideravelmente complexa, mas que não se torna maçador nem aborrecido, visto que está sempre alguma coisa a acontecer (e o romance é bastante interessante, I must say). E é de uma autora portuguesa, o que me deixa muito orgulhosa da nossa literatura. 


Apesar de ter uma excelente pontuação no Goodreads, tenho visto mais e mais reviews e classificações do livro que não passam de 3 estrelas ou algo perto disso. Respeito a opinião dessas pessoas, mas para mim estes são dos melhores livros de sempre, por isso acho que devia ser corrido a 5 estrelas.


Este foi um livro que li há vários anos, mas só há pouco tempo vi que não há tradução para assim tantas línguas quanto isso. Na altura em que o li gostei bastante e apesar de não ser dos melhores livros de sempre, acho que merecia ser mais conhecido. 


Este é daqueles livros que não se pode dizer que seja subestimado, porque percebo perfeitamente porque poderiam dar 1 estrela ou 3 estrelas ou 5 estrelas. Depende muito de como reagimos às personagens e à situação em que elas se encontram. E se conseguimos adivinhar o que realmente aconteceu. Pessoalmente, gostei bastante, pois foi uma leitura rápida, diferente e muito cativante. Para quem não gostou das personagens acredito que se tenha tornado aborrecido e irritante, mas como esse não é o meu caso, não pude deixar de dar as 5 estrelas ao livro e continuar a recomendar a todos os fãs de contemporâneo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário