sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Wrap Up: Verão 2015, ler nas férias e planos para o próximo verão

Digam-me se não concordam comigo, mas eu sempre achei que ler nas férias é muito diferente de ler durante o tempo de aulas. Quando estou muito ocupada tendo a ler apenas um livro de cada vez e a organizar melhor o meu tempo, ou seja acabo por ler mais num curto espaço de tempo. Nas férias desleixo-me um bocado, aproveito para fazer outras coisas e acabo por apenas ler livros mais fáceis. No entanto, as coisas vão começar a ficar mais complicadas no que toca a tempos livres. Por causa disso este verão gostaria de ter adiantado bem mais as minhas leituras, mas acabei por ler tanto (ou menos até) do que li antes das aulas terminarem. 



Verão 2015

Apesar de ainda faltarem alguns dias para o verão acabar, acho que o máximo que vou conseguir ler vão ser no máximo uns 3 ou 4 livros. Por isso já posso fazer uma espécie de wrap-up de verão. 

Dos 37 livros que li, 8 foram apenas de Romance - young adult, new adult, etc. Reli 3 livros, terminei uma trilogia e comecei mais uma data de sagas (como de costume). Consegui ler um clássico e comecei a ler As Duas Torres, que está a ser uma leitura muito lenta, mas eu não me importo. Apesar de ter querido ler mais de 40 livros, não me posso queixar porque li vários livros muito bons - desde a saga Daughter of Smoke and Bone, até ao Red Rising, Ensaio Sobre a Cegueira, The Wrath and the Dawn e até o Archer's Voice. Por outro lado não consegui acabar um livro e outro está de momento em espera, depois de ter lido pouco mais de metade. Foi um verão um pouco all over the place, um verão que me pôs a ler livros que nunca pensei que fosse ler e a ler outros que já há muito que queria começar. No fundo foi um bom verão em termos de leitura.

Em termos de anime e manga, vi e li bem mais do que no ano passado, mas tenho visto menos nos últimos tempos, não só pela falta de tempo, mas também porque não sei bem o que hei de (e o que me apetece) ver e ler. Mas fico contente com a quantidade de animes que vi e espero poder continuar a ver; em manga vou continuar a acompanhar Gangsta, Tokyo Ghoul:re, Ao no Exorcist e Horimiya, podendo também ler mais umas quantas mais pequeninas e que já estejam completas.




Ler nas férias e planos para o próximo verão

As minhas leituras de férias normalmente recaem sobre livros que eu sei que vou gostar, ou que de certeza que me vão entreter, apenas porque perco o interesse muito mais rapidamente durante as férias. No entanto costumo também tentar ler coisas que normalmente não leio - sejam livros mais difíceis ou géneros novos - nas alturas em que me consigo concentrar na leitura. Ler vários livros ao mesmo tempo também tem sido a regra ultimamente. Agora que tenho menos tempo, devo partir outra vez para no máximo dois livros ao mesmo tempo.

Quanto ao verão que se segue, não sei se vou continuar a fazer o que fiz neste verão. Estava a pensar nas próximas férias fazer um plano de leituras - fazer uma lista dos livros que eu vou querer mesmo ler nesse verão e só vou permitir a mim mesma duas ou três alterações - para me manter mais organizada e para me obrigar a ler livros nos quais não cheguei a pegar nestas férias. 

Não sei se esta técnica vai resultar melhor do que a actual, mas é uma questão de experimentar. No próximo verão logo veremos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário