terça-feira, 29 de setembro de 2015

Opinião: O Teorema Katherine - John Green

Dezanove foram as vezes que Colin se apaixonou.
Das dezanove vezes a rapariga chamava-se Katherine.
Não Katie ou Kat, Kittie ou Cathy, e especialmente não Catherine, mas KATHERINE.
E das dezanove vezes, levou com os pés.
Desde que tinha idade suficiente para se sentir atraído por uma rapariga, Colin, ex-menino prodígio, talvez génio matemático, talvez não, doido por anagramas, saiu com dezanove Katherines. E todas o deixaram. Então ele decide inventar um teorema que prevê o resultado de qualquer relacionamento amoroso. E evitar, se possível, ter o coração novamente destroçado. Tudo isso no curso de um verão glorioso passado com o seu amigo Hassan a descobrir novos lugares, pessoas estranhas de todas as idades e raparigas especiais que têm a grande vantagem de não se chamarem Katherine.


Já há algum tempo que me tem apetecido ler livros contemporâneos bons. Como este estava na minha estante, decidi dar-lhe uma oportunidade. 

Já conhecia o autor (quem não conhece?), mas tinha sentimentos contraditórios: adorei o A Culpa é das Estrelas, mas o À Procura de Alaska deixou-me muito desapontada. Por isso havia 50% de hipóteses de eu não gostar deste livro. 

Infelizmente, foi nessa metade que ele se incluiu. Esta história acompanha o Colin - que é uma personagem bastante aborrecida - numa mini "roadtrip" que acaba numa cidade - bastante aborrecida também - chamada Gutshot. O Colin namorou com 19 Katherines e a última partiu-lhe o coração. Neste livro ele tenta arranjar um teorema para prever quando é que uma relação irá acabar. Bem, isto até me parecia interessante, visto que até gosto de matemática. É pena é que não tenha acontecido praticamente mais nada para além daquilo que eu acabei de descrever. E não foi só o Colin que eu achei aborrecido - o Hassan e a Lindsey também foram bastante aborrecidos, o que me deixou chateada e sem vontade de ler o livro.

Os pontos positivos são o apêndice (para quem gosta minimamente de números e assim) e toda a construção do Teorema, incluindo o que dele resultou. Para além disso, eu gosto muito da escrita do autor, o que me deixa triste, pois este livro tinha potencial e nem sequer ficou perto de o alcançar. 

My Rating: ★★★★

Sem comentários:

Enviar um comentário