domingo, 10 de maio de 2015

Géneros: A Ficção Científica e a Distopia

Não me crucifiquem já, mas nunca fui uma grande grande fã de ficção científica. Havia uma altura em que eu não conhecia tão bem este género como hoje em dia; nessa altura pensava que aquilo não passava de naves espaciais e robôs e tudo o mais. Agora sei que scifi não é só isso - há coisas que vão desde o steampunk ao pós-apocalíptico e até mesmo a (tão famosa hoje em dia) distopia. E apesar de não ser grande fã das tais naves espaciais (aqui refiro-me a livros e não a filmes - I still like Star Wars e Star Trek e o Distrito 9) gosto bastante da ideia steampunk e ainda mais de livros pós-apocalípticos. Então vamos por partes:

Scifi

Acho que dessa ficção científica das naves espaciais e que tais não li nenhum livro. O mais parecido que eu li com isso foi a saga Lux, que acabou por me desapontar em vários aspectos. Ou talvez o Nómada (deste gostei mas nunca o associo muito a esta ficção científica). Quanto aos livros que quero ler, também não são muitos:

  

Estes são daqueles livros que eu sei que eventualmente vou tentar ler, mas nem sequer sei se vou gostar. Acho que o único que tenho mais intenções de ler é o The Knife of Never Letting Go, mas mais uma vez, este não é muito virado para as naves espaciais... Pois. De Steampunk só tenho para ler Lisboa no Ano 2000, que parece ser bastante interessante, ainda por cima sendo de autores portugueses. 


Pós-apocalíptico e Distopia

Pós-apocalíptico é provavelmente o meu género favorito, dentro da ficção científica. Hoje em dia vê-se muito este género ligado à famosa distopia por isso não vou fazer qualquer distinção. Mas há um problema: o de associar o pós-apocalíptico à ficção científica. É que nem todos os livros têm esse cariz; muitos acabam por ser mais virados para a fantasia do que para a ficção científica em si. Estes de que vou falar são os mais virados para a scifi (apesar de poderem ter alguns elementos fantásticos).


READ

  

Angelfall - Pós-apocalíptico com anjos à mistura. Até agora posso dizer que é uma das melhores sagas que eu já li e o último livro (End of Days) sai depois de amanhã! AH!

Divergente - Eu não tinha a certeza se queria falar sobre este livro. Não posso negar - este e o 2º são dos meus livros favoritos de sempre. Claro, isto porque ainda não tinha sido explicado nada. Assim que começaram a explicar coisas no Convergente, torci o nariz à história toda, incluindo os livros anteriores... O que não é justo porque os dois primeiros livros continuam a ser espectaculares.

More Than This - Não estava à espera que esse livro fosse de scifi, mas a verdade é que acabou por ser muito bom apesar de eu estar à espera de algo mais "fantástico" (e sim, refiro-me ao género). É um livro estranho e um stand alone que recomendo a toda a gente, sejam ou não fãs deste género.

TO READ

  

Evenfall - Encontrei este livro por acaso e assim que li a sinopse fiquei enfeitiçada - é grátis, é uma distopia e tem um "feel" de jogo, do género Resident Evil. Mal posso esperar para lê-lo. 

Puros - Já adicionei este livro à minha TBR há algum tempo e não me lembro bem sobre o que é. Ainda assim quero lê-lo - estou apenas à espera de uma oportunidade para o comprar em português. 

Shatter Me - Tenho adiado ler este livro porque há muitas reviews que não o elogiam, muito pelo contrário. Por outro lado, também já vi umas quantas reviews que elogiam o livro a torto e a direito. É normal isto deixar uma pessoa confusa. Quero mesmo ler (pelo menos) o primeiro livro para ver que lado da hype está correto, mas o meu maior problema é que a história não me chamou muito à atenção. E apesar de já ter a saga toda em ebook, não sei quando a vou ler. Ainda este ano, espero eu. We'll see. 



Há mais uma data de sub-géneros dentro da ficção científica - como podem ver aqui - mas desses eu li muito pouco ou nada. E não estou interessada na maioria deles, por isso, scifi, para mim, foi isto de que eu falei - apesar de não gostar muito deste género, continuo à espera que alguns livros me façam mudar de ideias.


PS: Estou numa espécie de slump que se pode possivelmente dever ao facto de não estar a ler livros muito wow ou simplesmente porque não estou na mood. Pode ser que para a semana já tenha lido alguma coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário