sábado, 23 de maio de 2015

End of Days (Penryn & the End of Days #3) - Susan Ee

After a daring escape from the angels, Penryn and Raffe are on the run. They’re both desperate to find a doctor who can reverse the twisted changes inflicted by the angels on Raffe and Penryn’s sister. As they set off in search of answers, a startling revelation about Raffe’s past unleashes dark forces that threaten them all.

When the angels release an apocalyptic nightmare onto humans, both sides are set on a path toward war. As unlikely alliances form and strategies shift, who will emerge victorious? Forced to pick sides in the fight for control of the earthly realm, Raffe and Penryn must choose: Their own kind, or each other?



Antes de começarem a aparecer opiniões relativamente a este livro, eu estava, ao mesmo tempo, muito entusiasmada e muito reticente: a primeira porque não tinha de esperar tanto para concluir esta saga e a segunda porque não sabia como é que a autora conseguiria resumir material para 3 livros em apenas 1. E estamos a falar de um livro com 300+ páginas e não de um com 800+ páginas. 

E a verdade é que aconteceu aquilo que eu receava. Houve coisas que foram mal explicadas, outras que não foram explicadas de todo e também houve partes que mereciam ser mais desenvolvidas. Fiquei com a sensação que, em vez das semanas que passaram no decorrer do livro, deviam ter passado meses, para que a história estivesse "no ponto", para o final que teve. 

Embora o livro tenha todos estes problemas, não é uma má leitura. Bem pelo contrário. Se eu não tivesse o meu cérebro a berrar comigo que o livro está cheio de defeitos, provavelmente não teria quaisquer dúvidas e teria dito logo que o livro era perfeito e dado 10 estrelas de 10. Porque, apesar de um começo um pouco descontextualizado, rapidamente voltei a ver as personagens das quais tanto gostava e a ter aquela expectativa e entusiasmo para descobrir como a sua história ia acabar. A Penryn continua a ser uma das melhores heroínas de sempre, com a sua garra e a "sua" espada como únicas armas. O Raffe sempre me deixou intrigada, não só pela sua atitude contraditória (que é compreensível, tendo em conta que estava a ajudar e a ser ajudado pelo inimigo) como pela forma como deixava transparecer pedaços da sua verdadeira personalidade, nos momentos mais inesperados. A relação entre ambos é que acho que deveria (tal como a história em si) ter sido melhor construída, principalmente, porque no segundo livro quase não há evolução nenhuma e depois, assim sem mais nem menos, neste livro começam a haver faíscas e mais faíscas.  

Apesar do meu coração me dizer para dar 10/10, não posso fazê-lo, porque sei que ficaria muito mais contente se tivesse os outros 2 livros que autora tinha prometido, apesar de não deixar de gostar deste final. 

My Rating: 8,7/10 

PS: será só a mim que os gémeos Dee e Dum fazem lembrar o Fred e o George? Hmmm...

2 comentários:

  1. Nem li tudo com medo de spoilers xD Esta saga vs Simon(...)? Um grupo de livros bons vs um livro giro para passar o tempo presumo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta saga é muito boa, mas são géneros completamente diferentes - estes são mais acção e momentos emocionantes, enquanto o Simon vs. the Homo Sapiens Agenda é mais um livro divertido e fácil de ler, mas também muito bom mesmo.

      Eliminar