domingo, 3 de maio de 2015

A Quimera de Praga - Laini Taylor

Pelos quatro cantos do mundo, marcas de mãos negras começam a aparecer nas portas, gravadas a fogo por estranhos seres alados, saídos de uma fenda no céu.

Numa loja escura e empoeirada, o abastecimento de dentes humanos de um demónio começa a ficar perigosamente reduzido. E nas ruelas labirínticas de Praga, uma jovem está prestes a embarcar numa jornada sem retorno.

O seu nome é Karou. Karou não sabe quem é, nem porque vive dividida entre o mundo humano e a sua família de demónios, mas crê que as respostas podem estar para lá de uma porta nos recantos sombrios de uma loja, ou no confronto com um completo desconhecido, de olhar abrasador e aparência divina - o anjo que queimou as entradas para o seu mundo, deixando-a só.


Não estava à espera de estar do lado da hype, no que toca a este livro. Continuo a gostar mais do título em inglês - Daughter of Smoke & Bone é tão mais subtil do que A Quimera de Praga - mas não me arrependo nada de ter comprado o livro. Nada mesmo.

Durante as primeiras 100 páginas, mais ou menos, gostava já bastante do livro, mas a verdade é que nessas páginas não acontece assim tanta coisa quanto isso. Ainda assim, adorei a construção do mundo e a forma subtil e indirecta como a autora nos introduziu às personagens e à magia, tudo isto no coração da cidade de Praga. Outra coisa que gostei logo de início, foi a personagem da Karou que me pareceu logo diferente das heroínas comuns, assim como a sua situação - ela não foi completamente introduzida num novo mundo, mas vai descobrindo mais coisas sobre aquele em que cresceu. E nós acompanhamos essa procura de respostas, que são esclarecidas todas neste livro - thank god! 

Depois das 100 páginas as coisas começam a ficar picantes. A princípio estava com medo que a relação da Karou e do Akiva fosse baseada em instalove, mas mesmo quando teve um pouco esse feel havia sempre algo mais, algo mais profundo, como nos foi explicado mais tarde no livro. 

Quanto ao Akiva, os anjos e as quimeras, fiquei agradavelmente surpreendida. O Akiva mostrou ser menos sem coração do que eu esperava e mostrou também que não é perfeito (aquele final, though). Gostava de ter visto um pouco mais dos outros anjos, mas isso só me deixa mais entusiasmada para ler os próximos livros. As quimeras são uma das minhas partes favoritas do livro, assim como a magia em que o seu mundo assenta - desde os desejos até à ressurreição. O Brimstone é uma das personagens que eu mais gostei do livro, senão mesmo a minha favorita. (Big Spoiler: E como se fosse alguma surpresa chego ao final e o Akiva confessa que matou - ou que ajudou a matar - não só o Brimstone mas a família toda da Karou e apesar de já estar à espera que isso acontecesse eventualmente estava mais a preparar-me que acontecesse, sei lá, no último livro?). 

Outro pormenor que gostei bastante foi a história contada dentro da história principal. Só não adorei do fundo do meu coração porque não fiquei assim tão surpreendida com a grande revelação - já estava à espera de algo assim, só não tinha ainda percebido como a autora iria explicar a logística dessa coisa toda. 

No final, tenho de concordar com a hype - este livro é excelente, o mundo é excelente e a escrita da Laini Taylor só ajuda. Já tinha saudades de um livro young adult assim. Recomendo a todos os fãs de fantasia, seja ela high fantasy ou fantasia urbana.

My Rating: 10/10    

2 comentários:

  1. Já sei onde vou gastar o cheque fnac, então xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem, vale mesmo a pena o dinheiro (e ouvi dizer que o último não vai demorar muito a sair por isso...)

      Eliminar