sexta-feira, 15 de maio de 2015

Géneros: O mundo da Fantasia


Penso que a fantasia é o género mais abrangente da literatura, no que toca a subgéneros e na relação que tem com outros géneros. Os subgéneros principais são high e low fantasy, mas há outros que conhecemos - desde super-heróis e adaptações de contos de fadas, até à fantasia urbana. 
Têm aqui alguns exemplos de livros que eu já li, dentro deste género, e de um ou outro que eu não li mas que quero ler: 







São muitos, sim, e nem sequer estão aqui todos. O que mais gosto na fantasia é que engloba tantos temas e possíveis histórias que há sempre maneira de arranjar um livro mais original e criativo do que noutros géneros da literatura. 

O meu subgénero favorito dentro da fantasia é a high fantasy - a fantasia que se passa num mundo completamente alternativo, muito diferente do nosso. Normalmente também estão associados a este tipo de livros aquelas batalhas épicas e/ou heróis igualmente épicos. Os livros que li de fantasia clássica eram todos deste subgénero e muitos dos melhores livros que li até agora também - The Grisha, Mistborn, Kingkiller Chronicles, saga de Kushiel, Graceling, etc, etc. Na minha tbr - apesar de um pouco mais variada do que a minha lista de livros já lidos - penso que o género que lá se vê mais é este. 

Depois há género low fantasy, do qual eu também gosto muito. Este tem desde o muito bom - The Mortal Instruments, The Infernal Devices, Harry Potter, Raven Cycle, The Covenant, Lynburn Legacy, etc, etc - até ao muito mau - Angelopolis, Torment - e engloba o romance paranormal e a fantasia urbana. Este tipo de fantasia tem como palco principal o mundo real, em vez de um mundo completamente novo.  

Claro que depois há aqueles livros que têm características de ambos os géneros ~cofcof Daughter of Smoke and Bone cofcof~ ou que se passam em mundos que são semelhantes ao nosso mas com ligeiras diferenças. 

Também gosto bastante de fairy tale retellings, tenho é pena de ainda só ter lido meia dúzia deles...nem tanto se calhar - Beastly e Deathless são os únicos de que me estou a lembrar. 

O que eu gosto mais nestes livros - dos subgéneros que já falei - é que para além de mundos muito complexos e muito imaginativos também englobam personagens diferentes, criaturas diferentes e por consequência histórias muito mais interessantes e com muito mais espaço de manobra (se bem que isto nem sempre é bom). 

Também há outros géneros mais específicos, mas estes eu não conheço bem e a maioria não sei ao certo o que tratam. A Fantasia também se relaciona muito com a ficção científica, pois há quem considere mesmo que ficção científica também é fantasia - eu não concordo propriamente com isto, mas na realidade há alguns livros que têm características de ambos e que às tantas são difíceis de definir. 

Ultimamente não tenho lido muita fantasia mas a minha estante está cheio de livros deste género que espero poder ler e "avaliar" em breve. Se quiserem conhecer mais livros deste género mantenham-se conectados! Eles hão de aparecer. 



PS: Este é o último post sobre géneros que eu vou fazer, a não ser que me lembre de algum mais específico sobre o qual eu queira falar. Até lá, boas leituras! 

Sem comentários:

Enviar um comentário