quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

The Giver - O Dador de Memórias - Lois Lowry


Sinopse:

A sociedade em que vive Jonas é a perfeita descrição do mundo perfeito. Tudo está sob controlo: não há cores, não há música, não há guerras nem possibilidades de eleição. Cada pessoa ajusta-se às Normas da sua Comunidade. Quando Jonas atinge os 12 anos e deve ser-lhe atribuída uma profissão, é eleito para uma função muito especial e única na sua comunidade. Na sua formação descobrirá as verdades subjacentes à frágil perfeição do seu mundo.


Já andava para ler este livro há algum tempo, tal como muitos outros (finalmente risquei-o da minha lista). Mas só quando reparei que era muito pequenino é que fiquei mesmo entusiasmada, porque agora a maior parte dos livros tem 300+ páginas e às vezes apetece leituras mais rápidas.

Esta foi uma delas - li o livro numa tarde. 

No início o livro pareceu-me um pouco como o Divergente - não na história, mas na organização da sociedade. A Comunidade fez-me lembrar a Abnegation. Mas essa foi a única semelhança. Depois de serem distribuídas as missões, a história toma um rumo diferente. É aqui que começam também a surgir os pontos originais de este mundo - pormenores que adorei e que achei que são o ponto mais interessante do livro. 

Quanto às personagens - gostei do Dador e do Jonas. Também achei interessantes algumas das outras personagens. O que achei muito bom neste livro foi o facto de em tão poucas páginas a autora dar-nos a conhecer tão bem estas personagens. 

O que eu não achei tanta piada foi o final. Fiquei com a sensação que faltava a segunda metade do livro, não só por causa desse final como pelo número reduzido de páginas.

Por isso, como podem ver, apesar de querer um livro pequeno, acabei querendo que o livro fosse maior. 

Gostei do livro e fico à espera de poder ler os próximos (mais uma saga para continuar... ~le sigh~).

My Rating: 8/10 

Sem comentários:

Enviar um comentário