segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

More Than This - Patrick Ness

A boy drowns, desperate and alone in his final moments. He dies.

Then he wakes, naked and bruised and thirsty, but alive.

How can this be? And what is this strange deserted place?

As he struggles to understand what is happening, the boy dares to hope. Might this not be the end? Might there be more to this life, or perhaps this afterlife?



Eu normalmente prefiro saber o que estou a ler antes de começar a ler. Com este livro não sabia bem o que poderia sair dali em parte porque não queria saber e também porque a sinopse era muito vaga. Pensava que ia ser algo mais paranormal em vez daquilo que foi.

Até um pouco menos de meio do livro continuei a pensar que assim fosse. A verdade é que o livro começa com um rapaz a morrer e pouco mais sabemos sobre ele do que a sua morte. Só que ele acorda, num sítio que lhe é familiar. E mais pormenor, menos pormenor, mais história da vida dele ou menos história - a primeira parte do livro restringe-se a isto.

É aí que eu fico surpreendida. Seria de esperar que este fosse um livro de ficção científica mas eu tinha esperanças que não fosse, porque não sou grande fã do género. Robôs e tecnologias, tudo linhas direitas e luzes e electricidade. Eu sou mais do campo da fantasia e nada disto me agrada por demais. Contudo estes elementos (em parte) vão sendo introduzidos no livro, para criar uma distopia estranha.

A verdade é que eu gostei bastante do livro - as personagens são excelentes, o conceito e as suas histórias de vida das personagens são interessantes. No entanto, os elementos científicos deram um ar à história que não é algo que eu goste por aí além. Também achei o final demasiado abrupto e incerto, que - apesar de nalguns livros resultar bem, como é o caso - eu não gosto muito. Este foi mesmo muito abrupto e a as minhas esperanças para o final foram despedaçadas.

No final gostei muito, ainda mais porque é um stand alone (o primeiro do género que leio este ano), mas estava à espera de mais. Esperava 10/10 por toda a hype à volta do livro e do autor, todavia só consigo dar:

My Rating: 8/10

2 comentários: