quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe - Benjamin Alire Saenz


Dante can swim. Ari can't. Dante is articulate and self-assured. Ari has a hard time with words and suffers from self-doubt. Dante gets lost in poetry and art. Ari gets lost in thoughts of his older brother who is in prison. Dante is fair skinned. Ari's features are much darker. It seems that a boy like Dante, with his open and unique perspective on life, would be the last person to break down the walls that Ari has built around himself.

But against all odds, when Ari and Dante meet, they develop a special bond that will teach them the most important truths of their lives, and help define the people they want to be. But there are big hurdles in their way, and only by believing in each other―and the power of their friendship―can Ari and Dante emerge stronger on the other side.

Ofereceram-me este livro como prenda de Natal e acho que houve poucas prendas que eu fiquei tão ou mais contente por receber.



Eu já tinha lido este livro em Junho do ano passado, mas tinha lido a versão no formato ebook. Agora, lê-lo em papel, ainda foi melhor.

A escrita é mágica, misturando um pouco de poesia, com o realismo e com o tempo emocional que é a adolescência. É uma escrita simples, quase como se fosse mesmo os pensamentos curtos de um adolescente, mas também tem uma beleza que não é propriamente poética - exprime os sentimentos do narrador e de algumas das personagens, no entanto, também nos deixa um pouco no escuro. Há coisas que não admitimos a nós próprios e é o mesmo no livro - o narrador, o Ari, não admite muita coisa que talvez estivesse a sentir, mas não deixa de demonstrar aquilo que é e as suas emoções de uma maneira mais subtil.

O Ari, Angel Aristotle Mendoza, não sabe bem quem é. Com 15 anos sente-se miserável. Quem é ele? Quem é o Aristotle e porque é que ele se sente assim? Basicamente, esta é a história de como ele encontra o Dante Quintana, talvez o seu primeiro amigo a sério, e de como ele se define. De como ele começa a compreender alguns dos segredos do universo.

O que é engraçado neste livro é que apesar de ter 359 páginas não há uma história propriamente dita. Há o mistério do irmão dele, há a relação do Aristotle com o resto das personagens, mas a verdade é que é a história de um adolescente como qualquer outro - talvez uma história um bocadinho mais triste, mais sentimental, mais acidentada, mas na mesma a história de um adolescente.

Às vezes acontece (a mim acontece, a vocês não sei) que, mesmo dentro dos meus livros favoritos, há aqueles livros que me marcaram ainda mais, os favoritos dos favoritos, aqueles que são simplesmente perfeitos para mim. É quase como ter algumas músicas favoritas, mas ter aquelas que são 'as minhas músicas', aquelas com que mais nos identificamos, aquelas que nos tocam. Relativamente aos livros, este é um desses casos. Simply perfect. Wow.

My Rating: ∞ / 10 (ou 10/10)



PS: provavelmente vai haver menos posts durante o próximo mês, por causa dos testes e coisas que tais.

4 comentários: