terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Wrap-up 2015: Top desilusões

Primeiro vou referir as boas notícias deste ano: não dei nenhum rating de menos de 1 estrela (tudo em 5 estrelas), ao contrário do ano passado em que dei 1 estrela a quatro livros. Também dei mais ratings de 5 estrelas este ano do que no ano passado, logo este foi um bom ano em termos de leitura.

Mas, mesmo assim, houve algumas desilusões - a isso é quase impossível escapar. E é disso que vou falar. Acho que não vale a pena falar dos piores livros do ano, já que alguns eu já estava à espera de não gostar muito e as desilusões marcaram-me mais do que as más leituras só por si.


1. Shatter Me - Tahereh Mafi

Toda a gente falava muito bem deste livro e, para ser sincera, tinha as expectativas bastante altas. Mas a combinação da escrita (que eu não gostei), das personagens (meh, nada de especial), da história e género (pouco original e mal explorado) deixou-me mesmo muito desiludida e com muito pouca vontade para ler o segundo livro (que é algo que eu provavelmente não vou fazer).

2. The Iron King - Julie Kagawa 

Este era um daqueles livros que estava na minha tbr há já bastante tempo e eu estava numa onda de tentar ler os primeiros livros que adicionei. Bem, parece que os meus gostos estão um pouco diferentes porque achei a protagonista demasiado inocente e..., para ser totalmente sincera, burrinha. Também as outras personagens pareceram-me um bocado superficiais e óbvias. O mundo não me parecia nada mau, nem o conceito, mas acabei por perder o interesse.

3. Me and Earl and The Dying Girl - Jesse Andrews

Não posso negar a originalidade deste livro, tendo em conta o tema da história e o género. Mas, apesar de ao início ter piada, o tipo de humor rapidamente fica velho e os acontecimentos pouco marcantes. Estava à espera de um livro genial, mas falhou completamente o alvo. Not for me.

4. Gata Branca - Holly Black

Depois de ler Coldest Girl in Coldtown e depois de ler a sinopse deste livro, fiquei mesmo muito entusiasmada com o livro, mas acabei por ficar um pouco desiludida, não tanto por ser um mau livro - não é, acabei por gostar até - mas estava à espera de algo completamente diferente e de um protagonista completamente diferente e desta vez não gostei tanto do resultado final como daquilo que o meu cérebro imaginava que ia ser.

5. The Catcher in the Rye - J. D. Salinger

Já sabem como eu sou com os clássicos - às vezes fico completamente espantada e maravilhada com eles, porque começo o livro à espera de não gostar e depois gosto e doutras vezes, começo com muitas expectativas e sai-me o tiro pela culatra. Claro, este livro pertence ao segundo grupo de clássicos. Eu sabia que neste livro era uma questão de gostar ou não do narrador e no início até o achei interessante, mas rapidamente se tornou repetitivo e aborrecido. Parece que fiquei no grupo de pessoas que não gosta do Holden. Oh well.

Sem comentários:

Enviar um comentário