terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A Promessa de Kushiel e a Saga Kushiel - Jacqueline Carey

Depois da minha última experiência com fantasia, fiquei muito pouco entusiasmada com o género em geral e tendo em conta que os últimos livros que comprei são maioritariamente de fantasia isso era um problema. Por isso peguei num livro que já sabia que ia gostar. E não é que gostei ainda mais do que estava à espera?

Já comecei a ler esta saga há muito tempo - já lá vão mais de 3 anos - e o livro anterior, li-o há quase um ano. Não me lembrava de muita coisa. E como eu sou preguiçosa e não quis reler, aqui vou eu sem me lembrar de nada.



Devo dizer que não fez grande diferença. E mesmo que fizesse não era isso que ia diminuir o quanto eu gostei deste livro. Depois de três livros cheios de intrigas e enredo até mais não e depois do 3º livro ter acabado num horrível cliffhanger, este levou-nos por uma aventura, por mar e por terra, que nos deu a conhecer novas personagens - e gostei muito de todas - e recordou personagens que já tinham um lugar no nosso coração. A história está muito bem construída, com fios que conectam acontecimentos que não esperaríamos - quando começamos a perceber o quão complexa é a rede de acontecimentos e histórias neste livro, já estamos completamente apanhados pela corrente.
E a escrita só ajuda a tornar esta uma história espectacular - mesmo com a tradução a história tem uma musicalidade e um vocabulário característico, já para não falar das línguas que foram 'inventadas' a partir dos vários povos da Europa ou simplesmente incorporadas no discurso.

Também as personagens principais evoluíram muito comparativamente ao livro anterior, o que me deixou surpreendida - pensava que ia demorar mais até mostrarem outro tipo de atitude em relação a alguns... assuntos.

No fundo este é um dos melhores livros de fantasia que eu já li e não consigo não pôr este e os restantes livros na minha lista de favoritos. Isto sim é fantasia!

My Rating: 10/10

Sem comentários:

Enviar um comentário