Em conjunto com esta review vou acrescentar as questões do Harry Potter Tag. É provável que hajam muitos spoilers.
Estou a ser honesta quando digo que não esperava nada vir a gostar tanto destes livros, principalmente destes últimos, visto que o que tinha visto dos filmes não me tinha agradado particularmente.
O que disse em relação ao Príncipe Misterioso aplica-se a este livro, mas a um nível ainda mais acentuado. A história prendia-me cada vez mais e a evolução das personagens em termos de maturidade, responsabilidade e até na maneira como elas me cativaram foi sempre ascendente.
Gostei imenso dos pormenores da história, desde a maneira como personagens e nomes anteriormente referenciados se tornavam pontos chave no desenrolar da ação, até aos obstáculos a ultrapassar e às dúvidas que surgiam até naqueles mais confiantes no caminho que estavam a seguir.
Relativamente às personagens: a maior parte das minhas favoritas morreu, como eu já esperava (no caso daquelas que não tinha visto nos filmes). Não estou com isto a querer dizer que não gosto do Harry, do Ron, da Hermione, da Ginny, etc, etc. Gosto muito deles, sim. Mas eu adorava a geração mais velha de Aurors, professores e mesmo alunos. E o Dobby. Essa deve ter sido a parte mais triste do livro.
My Rating (Livro): 10/10
Passando às questões da tag:
1. What is your favourite book?
É uma luta renhida entre os Talismãs da Morte e o Prisioneiro de Azkaban. Gosto destes livros por razões diferentes por isso não sei se conseguiria escolher. Também gostei muito do Príncipe Misterioso.
2. What is your favourite film?
O Prisioneiro de Azkaban ou o Cálice de Fogo. Também gostava muito da Câmara dos Segredos - deve ter sido o filme do Harry Potter que vi mais vezes.
3. What is your least favourite book?
Se calhar muita gente vai querer crucificar-me por causa da minha resposta aqui, contudo acho que tenho de escolher a Pedra Filosofal. Não sei se é por ser o primeiro e eu na altura estar a ler contrariada, se foi simplesmente porque é demasiado infanto-juvenil para altura em que o li? Não sei. Mas sim, esse foi o que menos gostei.
4. What is your least favourite film?
A Ordem da Fénix, antes e depois de ler os livros. Antes porque o Sirius morria, depois porque o Sirius morria e porque assassinaram mais de metade do livro - principalmente as partes mais interessantes.
5. Parts of the books/films that made you cry?
Nenhuma, mas houve algumas que achei particularmente tristes - as mortes de algumas das minhas personagens favoritas. Também fiquei emocionada quando o Remus Lupin pede ao Harry Potter para ser o padrinho do Teddy. E quando o Sirius diz ao Harry para ir passar o Verão com ele. A história do Snape. So many feels.
6. If you could hook up with any character, who would it be?
Hmm, nenhuma? Talvez o Harry? O Sirius quando era novo? O Oliver Wood? A sério que não faço ideia.
7. Who is your favourite character?
Se tiver mesmo de escolher: Sirius Black. Se pudesse acrescentava quase metade das personagens.
8. Who is your least favourite character?
Talvez o Wormtail. Ou alguns dos putos irritantes dos Slytherin.
9. What is your least favourite line?
Não faço ideia, raramente tenho uma "least favourite line" a não ser que seja algo muuuuito clichê.
10. What would your Patronus be?
Eu gostava que fosse um lince, como o do Kingsley, mas há sites que dizem que é um cavalo, outros que é uma fénix (se fosse uma fénix também era porreiro).
11. If you could have the resurrection stone, invisibility cloak or elder wand, which would it be?
Não sei... talvez o manto da invisibilidade.
12. Which house would you be in?
Ravenclaw!
13. If you could meet any member of the cast, who would it be?
Não faço ideia... talvez a Emma Watson (também porque Perks of Being a Wallflower) ou o Matthew Lewis.
14. If you were on the Quidditch team, which position would you play?
Penso que me safava melhor como beater. Se me conseguisse equilibrar numa vassoura, claro.
15. Were you happy with the ending?
Não sei... gostei do final e é um "happy ending" - dentro dos possíveis - por isso não me posso queixar muito... Não foi dos finais que me deixou mais "oh meu deus!!!" mas também não foi um daqueles finais que estragaram o resto dos livros.
16. How much does Harry Potter mean to me?
Bem, talvez o Harry Potter, no geral, não signifique o mesmo para mim como para as pessoas que o leram quando eram ainda crianças. O que marcou a minha infância foram os filmes - principalmente o 2º, o 3º e o 4º - foram dos primeiros filmes que gostei, que não eram de animação.
Comecei a ler os livros simplesmente porque toda a gente fala bem deles e sentia que ficava em falta para com as minhas leituras sem ter lido os livros do Harry Potter. Nos primeiros livros não achei muita piada, mas a partir do 3º livro comecei a perceber o porquê de tanto alarido - podem não ser os melhores livros de sempre, contudo são muito bons. E alguns deles, como a Ordem da Fénix, serviram para redimir a minha falta de interesse pelos filmes e também como forma de concluir decentemente a história que comecei por conhecer nos filmes. Até fiquei com vontade de ver os filmes, vejam lá.
Rating da Saga: 8-9/10
Sem comentários:
Enviar um comentário