sábado, 28 de março de 2015

Anime - Fullmetal Alchemist: Brotherhood

In this world there exist alchemists, people who study and perform the art of alchemical transmutation—to manipulate objects and transform one object into another. They are bounded by the basic law of alchemy: in order to gain something you have to sacrifice something of the same value.

The main character is the famous alchemist Edward Elric—also known as the Fullmetal Alchemist—who almost lost his little brother, Alphonse, in an alchemical accident. Edward managed to attach his brother's soul to a large suit of armor. While he did manage to save his brother's life, he paid the terrible price of his limbs.

To get back what they've lost, the brothers embark on a journey to find the Philosopher's Stone that is said to amplify the powers of an alchemist enormously; however, on the way, they start uncovering a conspiracy that could endanger the entire nation, and they realize the misfortunes brought upon by the Philosopher's Stone.



Aqui há 3 anos - ou mais - tinha começado a ver Fullmetal Alchemist, mas a versão de 2005, aquela que tem um final diferente da manga. Na altura estava a gostar bastante, todavia como estava a ver Soul Eater ao mesmo tempo e estava a gostar mais deste último, pus Fullmetal Alchemist um pouco de parte, até deixar de ver de todo. Penso que vi os primeiros 20 e pouco episódios. 

Bem, no início deste ano convenceram-me a ver esta versão, Fullmetal Alchemist Brotherhood, que segue a história da manga. 

Arte: Gostei bastante da arte, que, apesar de poder ser um bocadinho melhor nalgumas ocasiões, em geral é muito boa. Eu normalmente, em anime, não sou muito picuinhas com a arte, mas já houve animes que eu deixei de ver em parte porque achava a arte demasiado estranha, enquanto houve outros que vi só mesmo porque achava a arte espectacular - vá, a história também não era má de todo. 

Neste caso, já sabia que a arte era bonita e é do género simples e dentro do clássico, mas com um aspecto muito característico.  

OST (official soundtrack) e Som: Adoro esta ost, incluindo o primeiro opening e ending. Talvez não seja tão boa quanto as de Howl's Moving Castle e Spirited Away, mas ainda assim muito boa. Até já fiz o download de algumas das músicas mais bonitas. Quanto aos sons em geral - não que eu seja grande expert nisso - pareceram-me bons. 

Ending 1



Personagens: Tenho várias personagens das quais gosto bastante. Adoro o Edward, não só pela sua perseverança, mas também pela sua personalidade divertida e efusiva. Já da primeira vez que vi FMA gostava bastante do Roy Mustang, mas ainda fiquei a gostar mais depois de ver o Brotherhood. (SPOILER: O Greed é awesome, eu já ao início gostava dele, mas com aquele final fiquei completamente pasmada. Fiquei também surpreendida por acabar a gostar mesmo muito do Van Hohenheim). A Winry também é uma boa personagem e gosto bastante da personalidade dela. Depois há aquelas personagens secundárias que eu acabei por gostar tanto como algumas das principais: os irmãos Armstrong, o Lin, o Hughes, etc.

História: A história está excelente. Adoro o mundo da alquimia, e o ambiente steampunk do anime, que está misturado de tal forma que às tantas não sabemos bem se estamos a ver um anime de ficção científica ou fantasia. A história dos irmãos Elric foi um aspecto que eu sempre gostei muito, assim como a parte da guerra civil contra Ishbal. Quanto ao final, devo dizer que já sabia que era consideravelmente feliz, mas estava à espera que fosse mais feliz. (SPOILER: Uma coisa que eu realmente não percebi foi porque é que o Ed não aceitou a proposta do Hohenheim, em vez de sacrificar a sua alquimia, visto que o Hohenheim acabou por morrer quê? Uns dias depois? Compreendo que isso não causaria tanto impacto, nem resolveria o mistério da human transmutation, mas mesmo assim, essa era uma possibilidade consideravelmente viável.)

Overall: Adorei o anime. Mesmo com os pequenos defeitos e com alguns pormenores que poderão ter sido diferentes, vi-me envolvida na história de uma maneira que já não acontecia há algum tempo (acho que já há mais de um ano não via um anime completo) e a partir do episódio 50 tive de ver tudo de enfiada.

My Rating: 10/10

3 comentários: