terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Update/Opinião: Saga Kate Daniels #2, #3 e #4 - Ilona Andrews




Não sei o que se passa comigo e o início de um ano, mas nos últimos 3 anos, comecei por ler bastantes livros de urban fantasy, logo nos primeiros dias de Janeiro. Desta vez foi com o Magic Bleeds - os outros ainda li em Dezembro. Enquanto lia decidi que seria melhor falar nesta saga de uma forma geral, porque são livros muito pequenos e assim dá-me mais espaço de manobra - e também sabia que devia parar a meio e dar a mim mesma algum tempo de descanso e ao que parece esse intervalo calha no quarto livro.

Muito bem, por onde começar... primeiro há que dizer que destes 3, o menos bom foi o Magic Burns, apenas porque não gostei tanto do assunto geral do livro quanto o dos outros dois.

Enredo e História:

Em cada livro temos um mistério novo e a verdade é que apesar de estes não serem perfeitos, têm ação até mais não, cenas de cortar a respiração, lutas fantásticas e a Kate a desvendar mistérios - como é que pode não se gostar? Bem, eu não sei, porque em termos de livros de Urban Fantasy estes são os que me deixam mais espantada e feliz quando chego ao final. 

Adorei o tema do 3º livro - os Midnight Games foram espectaculares e cheguei ao final a querer mais. Como já disse, o 2º livro não achei tão bom porque houve mais momentos que, apesar de emocionantes, não me deixaram de queixo caído. O 4º livro mostra-nos algo mais perigoso ainda, mais o envolvimento do Roland e o que pode estar para vir. Adoro o facto de irem introduzindo essa parte da história principal e da história da Kate aos poucos e de não despejarem-nos com isso para cima num livro só. 

Há apenas uma coisa que eu não gosto muito, que é o facto de haver muita repetição de conceitos e de certos aspectos que, para quem lê os livros de seguida - como eu -, abranda um bocado o ritmo do livro sem explicar nada de novo. Por outro lado isto é bom para quem faz pausas entre os livros - que também vai ser o meu caso a partir de agora.

Personagens: 

Acho a Kate cada vez mais espectacular - com um instinto sempre muito acertado, com muito potencial e já muito poder, é ela que nos dá a parte do humor do livro e é ela que me deixa mortinha para continuar a saga, porque é sem dúvida uma das melhores heroínas de sempre. Gosto como ela mostra evolução - não só começa a confiar mais nas pessoas, mas também cada vez mostra ser mais sensata, sem deixar de ter a impulsividade que lhe é característica.

O Curran... hmmm, o Curran. Eu gosto muito dele, em parte porque ele é um alfa, mas não é um completo idiota. Ele é controlador e protector, mas em vez de ser só a Kate a ceder na sua impulsividade também ele dá o braço a torcer em muitas das vezes. 

Quanto a personagens secundárias, esta saga está recheado delas e cada uma mais interessante que a outra. Gosto muito do Derek, adoro a Andrea, gosto bastante do Jim e também do Raphael, da Dali - até da Aunt B. eu gosto, apesar de ela ser manipuladora e fazer algumas coisas que eu não gosto assim tanto. 

Estou muito curiosa para "conhecer" o Roland e para saber o que ele vai fazer. Também o Hugh me deixa curiosa, principalmente depois do 4º livro. 

Romance: 

Esta é uma das melhores (e piores) partes do livro. Adorei o facto de ter havido um avanço lento do romance e tivemos oportunidade de ver tanto na Kate como no Curran a evolução dos sentimentos um em relação ao outro. Também adorei ver os desafios que eles faziam um ao outro e as partidas todas. O grande problema do romance foi que acho que os autores podiam ter cedido mais algumas páginas nas cenas entre a Kate e o Curran. Não são fundamentais, não, mas acho que davam uma maior profundidade à relação deles. De qualquer maneira, eles são um dos meus OTPs.

Escrita: 

Não é má. Não é nada de espectacular, mas as frases estão articuladas de forma correta e de forma simples, de modo a salientar também a quantidade de ação que temos nestes livros.


No final, estou a adorar a saga - é sem dúvida uma das minhas favoritas do género. Mal posso esperar para continuar. 

Magic Burns: ★★★★★★

Magic Strikes: ★★★★★★★★

Magic Bleeds: ★★★★★★★★

Sem comentários:

Enviar um comentário