quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Títulos de livros: "the good, the bad and the ugly"



Conheço muitas pessoas que julgam um livro pela capa e que não gostam de ler livros com capas feias. Eu também não deixo de julgar os livros pelo facto de serem bonitos ou não. No entanto, o que me chama mais à atenção num livro é mesmo o título e considero que esta seja uma parte muito importante do livro e da sua apresentação. Alguns dos livros que descobri graças a terem bons títulos foram, por exemplo, Simon vs. the Homo Sapiens Agenda, Incarceron e até o Hush Hush, apesar de eu já ter lido a saga toda e ainda não perceber qual é o sentido concreto do título. 

Ultimamente, é cada vez mais difícil encontrar livros com bons títulos e na maioria das vezes não é este que me atrai para o livro. Acho muito aborrecido que todos os autores de fantasia e scifi usem a técnica do _______ of ________ and __________ ou simplesmente __________ and _________ ou mesmo The _______ of _________. Este tipo de títulos apesar de apelarem à nossa curiosidade, começam a misturar-se muito uns com os outros até que acabo por confundir alguns. A Court of Thorns and Roses, Daughter of Smoke and Bone e The Wrath and the Dawn, Shadow and Bone são apenas alguns dos exemplos deste tipos de livros, sendo estes os melhores exemplos e The Knife of Never Letting Go e The Kiss of Deception dois exemplos dos livros que não li. Isto não quer dizer que deixem de ser bons - eu sou fã dos títulos da saga Daughter of Smoke and Bone - apenas que deixam de ser únicos. E isto torna-os também menos memoráveis (a não ser que a capa e a sinopse compensem esta falta de criatividade). 

Mas a questão aqui é que os bons títulos também não têm uma fórmula; muitas vezes é uma questão de gostos. De qualquer forma a minha intenção é mostrar o que eu gosto e não gosto a nível de títulos. 

Primeiro o que eu não gosto:

- Incoerência numa saga - Para mim é importante que na mesma saga, os títulos sejam semelhantes, ou pelo menos que estejam dentro do mesmo tema. Não precisam de ser todos como os de The Mortal Instruments (apesar de eu gostar muito deles). Mas não gosto que alguns dos livros tenham muito claramente uma ligação e que depois haja um que simplesmente não encaixe, como é o caso de O Lar da Senhora Perigrine para Crianças Peculiares, cujas continuações são Hollow City e Library of Souls. Dentro da saga podem fazer sentido, mas para quem olha para eles sem os ter lido é só incongruente. 

- Não sou fã de títulos de uma só palavra, em parte porque também são menos originais a não ser que sejam palavras características do livro ou saga. 

- A maioria dos títulos de romances (it speaks for itself). 

Claro que estas características dos títulos que não gosto não são uma regra muito fixa - eu até gosto de vários títulos de uma palavra só, apenas prefiro os títulos mais compridos. Anyway...

Chega de falar do que está mal. Prefiro mostrar a parte do "the good" e aqui estão alguns dos meus favoritos e dos mais marcantes. Antes de mais devo lembrar que o facto de me estar a referir a estes livros, não quer dizer que eu tenha gostado deles. Na verdade é provável que tenha gostado apenas de uma pequena parte deles.

Da TBR: 
  • All The Light We Cannot See
  • Ask the Passengers
  • Dorothy Must Die
  • The Peculiar Life of a Lonely Postman
  • The Slow Regard of Silent Things
  • Everybody Sees the Ants
  • Forgive Me, Leonard Peacock
  • I Am the Messenger
  • The Rest of Us Just Live Here
  • Snow Like Ashes
  • The Weight of Feathers
Dos livros lidos: 
  • We Were Liars
  • The Unbecoming of Mara Dyer
  • Tell the Wolves I'm Home
  • The Statistical Probability of Love at First Sight
  • Six of Crows
  • Simon vs. the Homo Sapiens Agenda 
  • Ready Player One
  • The Name of the Wind
  • The Lies of Locke Lamora
  • Me and Earl and the Dying Girl
  • Incarceron
  • Hush, Hush
  • The Hunger Games
  • Here Be Sexist Vampires
  • The Edge of Never
  • The Dream Thieves
  • Deathless
  • A Darker Shade of Magic
  • Days of Blood and Starlight
  • The Coldest Girl in Coldtown
  • Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe
  • A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo

Sem comentários:

Enviar um comentário