terça-feira, 14 de outubro de 2014

Deathless - Catherynne M. Valente

Vamos começar devagarinho, tão devagarinho como a lua parece andar pelo céu.

O livro em questão é este:


Quando li a sinopse do livro fiquei muito interessada na história e na ideia em geral. Fui logo investigar mais sobre o assunto e encontrei a lenda do Koschei, the Deathless. Ainda tudo se tornou mais interessante e, visto que eu tenho uma panca por folclore e principalmente se este for russo, tive de ler este livro o mais rapidamente possível.

Ao início não pude deixar de gostar da escrita da autora, que se assemelha a um conto de fadas, mas vai mais além ainda, torna tudo muito mais mágico do que eu estava à espera. Também a forma como as coisas progrediram é muito única e especial. Fez-me lembrar o Howl's Moving Castle, apesar de os temas serem tudo menos parecidos.

A história em si deixou-me um pouco confusa, tal como o mundo. Principalmente devido ao facto de não perceber algumas expressões e palavras. Como li em inglês tenho de estar mais concentrada e acho que teria tirado maior proveito deste livro se tivesse lido em português ou se tivesse lido com mais calma e tentado compreender melhor cada coisa, cada expressão, cada atitude. Acho que o maior objectivo do livro é esse, fazer relações não muito evidentes e confundir o leitor ao ponto de o por a pensar e a imaginar mais do que na realidade está lá escrito.

Eu não sei que rating dar a este livro por isso mesmo: se não consegui compreender algumas coisas não me vou pôr a dar pontuações que se calhar não condizem com o que o livro merece.

Mas deixo-vos aqui com algumas citações que eu gostei (Pode conter spoilers):

“I burn, I freeze; I am never warm. I am rigid; I forgot softness because it did not serve me.”


“You will always fall in love, and it will always be like having your throat cut, just that fast.”




Sem comentários:

Enviar um comentário