domingo, 21 de fevereiro de 2016

Bookish Stuff: Como ler mais em tempo de aulas

A maior parte das pessoas que conheço e que lê regularmente, apenas lê nas férias, ou lê muito menos durante o tempo de aulas. Isto é normal, mas para aqueles que querem continuar a ler em tempo de escolinha, ficam aqui algumas das minhas recomendações e de recomendações que me têm feito a mim para conseguir ler mais.


1. Ler mais de que um livro (de preferência em formatos diferentes). Eu faço muito isto principalmente quando tenho livros em formato de papel e livros em formato digital para ler. Primeiro dá para distinguir melhor um livro do outro utilizando tanto o modo clássico como o modo moderno e permite que tenhamos maior variedade de livros por onde escolher. Se um livro não nos estiver a agradar muito, podemos sempre ler outro até termos vontade de retomar o anterior. 

2. Ler livros de géneros diferentes. Ajuda na anterior e também permite que não nos fartemos de nenhum género, ou que possamos ler exactamente aquilo que nos apetece ler no momento da leitura. 

3. Não ler livros muito grandes. Se os livros grandes já parecem que nunca mais acabam, imaginem se tiverem pouco tempo para ler. Mais vale deixá-los para uma altura em que tenham mais tempo.

4. Ler apenas aquilo que querem mesmo muito ler. Para mim ler é uma actividade de lazer - se não estiver a gostar da leitura mais vale ir fazer outra coisa, ou então começar a ler um novo livro que realmente me apeteça ler.

5. Andar sempre com um livro atrás (quer em formato digital ou em papel). Assim, quando se tem um momentinho, dá para ir adiantando a leitura. Pode não ser uma técnica muito boa para quem não consegue ler em sítios com muito barulho ou transportes, mas nunca se sabe quando se vai ter um momento de sossego e de aborrecimento. 

6. Arranjar uma altura do dia em que tiram uns minutos (pode ir desde 5 minutos até horas dependendo da disponibilidade de cada um) que estão somente reservados para a leitura. Normalmente escolho antes de ir dormir - deito-me na cama a ler durante meia hora (ou menos ou mais dependendo das horas a que tenho de acordar no dia a seguir e do quão cansada estou). 

7. Não ler quando não se tem vontade de ler. Se insistirem em ler quando não vos apetece ler, o mais provável é que a vontade de ler ainda diminua mais. Por isso quando não vos apetece ler, não leiam e esperem que a vontade volte. Se querem mesmo ler, mesmo que não tenham grande vontade uma boa estratégia é ler quotes ou reler livros que gostaram mesmo muito. 

8. Não procrastinar!! Se sabem que não vão aproveitar o estudo e que não se conseguem concentrar de maneira nenhuma, mais vale tirar um quarto de hora ou meia hora para fazer o que realmente querem fazer e depois logo voltar ao trabalho. Eu tento aproveitar esses momentos para ler e não para ir à net (e recomendo que façam o mesmo!). 

9. Não definir demasiadas metas. Se não sabem se vão ter tempo para ler, não digam "Quero ler x livros este ano!". Ou não definam essa meta, de todo, ou então definam uma realista e, assim, se a ultrapassarem ainda vão ficar mais entusiasmados porque leram mais do que se tinham proposto a ler!

10. Não ter problemas em pôr um livro de parte para continuar nas férias - porque realmente há livros que precisam de mais concentração ou apenas porque não estamos na mood correta para o ler. A mim custa-me sempre deixar um livro a meio, mas quando não dá, não dá e neste momento tenho o As Duas Torres à minha espera. E vai ficar à espera até ao Verão. 


Espero ter ajudado! Isto pode não resultar para toda a gente mas a maioria dos pontos resulta para mim e se ajudar nem que seja uma pessoa a ler mais, já vou ficar contente. 

Boas leituras! 

Sem comentários:

Enviar um comentário