sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Opinião: A Monster Calls - Patrick Ness

The monster showed up after midnight. As they do.

But it isn’t the monster Conor’s been expecting. He’s been expecting the one from his nightmare, the one he’s had nearly every night since his mother started her treatments, the one with the darkness and the wind and the screaming…

This monster is something different, though. Something ancient, something wild. And it wants the most dangerous thing of all from Conor.

It wants the truth.


Estava sinceramente à espera de achar este livro pouco interessante – nunca fui muito de histórias de terror e era assim que toda a gente descrevia este livro. No entanto, dei-lhe uma hipótese, em parte por ser tão pequeno, e vim a descobrir que isto é mais um drama psicológico com um pouco de “magic realism”. Depois de ler o livro e ver o trailer do filme, até me fez lembrar o filme Bridge to Terabithia, que é um dos meus filmes favoritos de sempre. 

Dito isto, é claro que adorei o livro. É uma leitura bastante simples e rápida; atinge-nos do nada mesmo nos feels, sem sequer darmos por isso. Gosto como todo o livro parece ser uma metáfora (e que esta metáfora não é assim tão difícil de entender), mas como isso não ofusca o resto. As histórias foram brutalmente realistas e é um livro que deixa a descoberto a verdadeira essência humana – somos todos compostos por tons de cinzento, ninguém é totalmente bom ou mau. 

Mal posso esperar pelo filme e recomendo este livro a toda a gente – porque quem é que não aprecia uma leitura rápida mas maravilhosa na mesma?


4 comentários: