sexta-feira, 8 de abril de 2016

Opinião: O Circo dos Sonhos - Erin Morgenstern


Um misterioso circo itinerante chega sem aviso e sem ser precedido por anúncios ou publicidade. Um dia, simplesmente aparece. No interior das tendas de lona às listas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora. Chama-se Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) e só está aberto à noite.

Mas nos bastidores vive-se uma competição feroz – um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres. Sem o saberem, este é um jogo onde apenas um pode sobreviver, e o circo não é mais do que o palco de uma incrível batalha de imaginação e determinação. Apesar de tudo, e sem o conseguirem evitar, Celia e Marco mergulham de cabeça no amor – um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro.

Amor verdadeiro ou não, o jogo tem de continuar e o destino de todos os envolvidos, desde os extraordinários artistas do circo até aos seus mentores, está em causa, assente num equilíbrio tão instável quanto o dos corajosos acrobatas lá no alto.

(Lido em inglês)


Não posso dizer que esteja muito surpreendida com a minha leitura deste livro, já que, pelo que ouvi dizer, este livro tinha carradas de descrições e eu e descrições nem sempre nos damos muito bem - a não ser quando estas são escritas pela Maggie Stiefvater.

A sinopse deixou-me intrigada, realmente, mas foram as opiniões positivas que me convenceram. Não estou arrependida, este foi um livro muito diferente daquilo a que estou habituada com todo uma magia à volta da escrita, do mundo e das personagens que o tornam muito singular. Também a história é bastante interessante, apesar de eu ter sentido que, por vezes, esta tenha ficado como plano de fundo em relação a todas as descrições intrincadas.

Tal como a história achei que as personagens ficaram um pouco por explorar - houve um pequeno foco em várias personagens que talvez não fossem assim tão importantes e um foco menor que o normal nas personagens principais e eu acabei por não me ligar emocionalmente com nenhuma (apesar de gostar bastante da Celia e da Poppet).

Outra coisa que não gostei tanto foi o final, que me pareceu demasiado... simples? Não sei, estava à espera de algo mais de cortar a respiração e dramático, mas em vez disso tivemos um final quase ao mesmo passo que o resto da história.

No final gostei bastante, mas não é bem o meu tipo de livro e teria gostado de um pouco mais foco nas personagens e na evolução destas.

★★

Sem comentários:

Enviar um comentário